Alunas da turma de balé do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa (ALE-RR), encerraram as aulas com uma confraternização especial nesta quinta-feira, 14, na sede da Superintendência de Programas Especiais (SPE). Na ocasião, as pequenas puderam trocar o traje tradicional de bailarina por fantasias de sua preferência. Elas também apresentaram passos de dança e, ao final, fizeram um lanche compartilhado.
A aluna Isabella Reis Peres, de 8 anos, entrou na modalidade influenciada pela avó. “Ela comprou uma roupinha para eu fazer balé quando era menor”, disse. A menina contou que procura aprender novas coisas na dança para ser uma profissional futuramente. “Eu quero ser bailarina e me apresentar no teatro”, afirmou a pequena ao confirmar sua presença nas aulas em 2025.
Valentina Abreu, de 7 anos, escolheu se fantasiar de Mulher-Maravilha. Ela se diverte enquanto aprende as técnicas e quer se inteirar da dança cada vez mais. “Quero aprender tudo o que é ensinado. É superdivertido fazer as aulas e eu amo estudar aqui. Pedi para a minha mãe me colocar no balé, porque meu sonho é ser bailarina”, revelou a menina.
O professor Célio Magalhães é um dos responsáveis por ensinar as crianças. Ele avaliou o ano de 2024 como produtivo.
“Ao longo do ano, trabalhamos todas as técnicas nos semestres, fizemos a apresentação do Dia da Bailarina, entre outras datas alusivas. Trabalhamos a iniciação ao balé e, depois, os passos mais avançados, pois este é o objetivo: avançar cada aluna, não só na parte técnica como artística, social, empática e na disciplina. No balé, queremos que elas evoluam em todas as áreas que o compõe”, ressaltou Magalhães.
Ainda conforme ele, a iniciativa desta quinta-feira teve o objetivo de integrar as alunas. “Foi um dia especial para elas, para ficarem alegres e à vontade. Claro que fica aquela saudade também, porque nós, professores, acabamos nos apegando a cada uma delas. A gente quer, em 2025, melhorar mais em todos os sentidos e aspectos do balé”, concluiu.
Mais registros do evento podem ser conferidos neste link.
Centro de Convivência de Juventude
O CCJuv é um programa da Superintendência de Programas Especiais que atende crianças, jovens e adultos, com atividades de cultura, lazer, música, esportes, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas ilícitas.
Ele é dividido entre os polos Buritis, MT Arena, Hélio Campos e Pedra Pintada, que oferecem diversas modalidades como, balé, breakdance, capoeira, coral, futebol, ginástica rítmica, jiu-jitsu, judô, caratê, k-pop, teatro, teclado, treinamento funcional, violão e zumba.
Interessados em matrículas para 2025, podem colocar o nome na lista de espera. Basta entrar em contato pelo número (95) 99112-4247 ou presencialmente na sede principal, que fica na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações estão disponíveis neste link.