De olho no futuro: estudantes participam de teste vocacional e recebem orientação sobre carreira

O questionário, com mais de 40 perguntas, foi aplicado a alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Carlos Natalino. – Fotos: Jader Sousa / Marley Lima | SupCom/ALE-RR

O Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), realizou, nesta quarta-feira, 13, mais uma edição do teste vocacional, com a participação de cerca de 100 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Carlos da Silva Natalino. O evento aconteceu no Plenarinho Valério Caldas de Magalhães e integrou uma programação interativa, com palestra, aplicação digital do teste e roda de conversa sobre escolhas profissionais.

A abertura foi conduzida pela deputada Catarina Guerra (União), presidente do Inovem, que deu boas-vindas aos estudantes e explicou a origem do projeto. A parlamentar contou que a ideia surgiu após visitas a escolas com o projeto Conexão Financeira, e foi percebida a dificuldade dos jovens em planejar suas carreiras.

A deputada Catarina Guerra, presidente do Inovem deu as boas-vindas aos estudantes.

“Desenvolvemos essa ferramenta para dar direcionamento e despertar o interesse profissional e empreendedor nos alunos”, acrescentou.

Durante a atividade, o psicólogo Wagner Costa conduziu uma palestra sobre autoconhecimento, habilidades e interesses. Ele enfatizou a importância de escolher uma carreira alinhada com as afinidades pessoais. “É essencial que o jovem se reconheça nas áreas de atuação. Trabalhar com o que gosta impacta diretamente na satisfação e no sucesso profissional”, explicou.

O psicólogo Wagner Costa conduziu a palestra e explicou os perfis .profissionais

Como funciona o teste

A metodologia inclui o preenchimento de um questionário digital com mais de 40 perguntas. A partir das respostas, os estudantes recebem relatórios personalizados com perfis profissionais – realista, investigativo, artístico, empreendedor, social e convencional – e sugestões de carreiras compatíveis. Cada participante também recebe um certificado digital com o resumo do resultado.

Para os alunos, o momento foi de descobertas. Beatriz Maciel, que antes cogitava cursar Direito, se encantou com a área de Marketing após a experiência.

Beatriz Maciel, aluna, descobriu uma nova área de conhecimento.

“Me identifiquei muito com esse campo. Foi uma oportunidade única de conhecer novas possibilidades”, afirmou. Já Lorana Vieira, que estava entre Biomedicina e Agronomia, contou que o teste a ajudou a enxergar melhor seu futuro:

“Me senti acolhida. Hoje, tenho mais clareza e motivação para seguir na área que escolhi”, disse.

Lorana Vieira, aluna, aprovou a iniciativa.

Esta foi a terceira escola contemplada com a ação. Desde o início do projeto, o Inovem já alcançou estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e da Escola Estadual Lobo D’Almada, somando mais de 200 jovens beneficiados. A meta é ampliar o alcance até novembro de 2025, chegando a pelo menos sete escolas e quase mil estudantes em todo o Estado de Roraima.

Bárbara Carvalho

Veja também

Topo