De Roraima para o mundo: professor Tatu é agraciado com o Berimbau de Ouro, o Oscar da Capoeira Mundial

Um dos quatro homenageados de Roraima no Prêmio, o professor Tatu é responsável pela Associação Cultural Capoeira Blinda Vidas, com sede em Boa Vista-RR. – Fotos: Divulgação

O professor Helosio Lobato, conhecido no mundo da capoeira como Tatu, será agraciado com o prêmio Berimbau de Ouro, o Oscar da Capoeira Mundial. A 13ª edição do evento será entre os dias 26 e 28 de fevereiro, em Salvador-BA. As atividades acontecerão no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, e no Forte da Capoeira, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.

O evento reunirá mestres, pesquisadores, artistas, autoridades e representantes da cultura popular, em uma programação que celebra tradição, memória e resistência. A expectativa é reunir cerca de 400 participantes.

Um dos quatro homenageados do estado de Roraima no Prêmio, professor Tatu representa a Associação Cultural Gingado Capoeira, sediada em Brasília-DF, e é responsável pela Associação Cultural Capoeira Blinda Vidas, com sede em Boa Vista-RR.

Nascido em Vigia de Nazaré-PA, professor Tatu é funcionário público, design, cursa bacharelado em Educação Física e é professor de Capoeira.

Também serão homenageados a Mestra Batata, o Mestre Ongira e a Professora Ana.

Sobre o Prêmio

Em sua 13ª edição, o prêmio Berimbau de Ouro reafirma seu papel como uma das principais iniciativas de valorização da capoeira e da cultura afro-brasileira no país.

Criado em 2013, o Berimbau de Ouro homenageia personalidades e agentes culturais que atuam na preservação e difusão da capoeira e das expressões afro-brasileiras.

Idealizado pelo mestre Máximo, capoeirista de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, o prêmio nasceu com o propósito de dar visibilidade a mestres e agentes culturais que, apesar da atuação relevante nas periferias de Salvador e no interior da Bahia, historicamente enfrentam a invisibilidade social.

Veja também

Topo