Defesa do Consumidor: Procon ALE-RR participa de pesquisa nacional que avalia serviços de companhias aéreas

Iniciativa, realizada em parceria com o Ministério Público de Roraima, coleta informações sobre problemas enfrentados por passageiros e possíveis judicializações. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O Procon Assembleia integrou, nesta terça-feira, 12, uma ação no Aeroporto Internacional de Boa Vista para aplicação de questionário sobre a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas que operam em Roraima. A atividade foi realizada a convite do Ministério Público de Roraima (MPRR), com o intuito de compor uma pesquisa nacional coordenada pela Associação Nacional do Ministério Público de Defesa do Consumidor.

A proposta é coletar dados para comparar o número de viagens realizadas, com quantas delas tiveram problemas; o volume de reclamações com as ações judiciais; e as reclamações não resolvidas com as ações judiciais decorrentes. A mobilização envolve ministérios públicos de todo o país, em parceria com os Procons, para identificar o grau de satisfação dos usuários do transporte aéreo.

Diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, explica aplicação da pesquisa.

O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, explicou que a iniciativa busca relacionar o aumento das taxas cobradas pelas companhias, com o número de processos judiciais movidos pelos consumidores.

“Nesse questionário, perguntamos quais problemas tiveram com as companhias aéreas, se receberam assistência material adequada, como alimentação e hospedagem, e se houve cancelamento de voos. Esses dados serão encaminhados ao Ministério Público para, posteriormente, chegar ao Ministério Público do Consumidor”, disse Carvalho.

Promotor de Defesa do Consumidor do MPRR, Adriano Ávila, fala sobre a importância da parceria com o Procon Assembleia.

Para o promotor de Defesa do Consumidor do MPRR, Adriano Ávila, a parceria com os órgãos de proteção é fundamental para que as informações reflitam a realidade enfrentada pelos passageiros.

“Queremos saber se houve insatisfação, se o problema foi resolvido e, caso contrário, se houve judicialização. Nesse sentido, acionamos os programas de defesa do consumidor, pois eles estão na linha de frente, colhendo diariamente as demandas e permitindo um retrato mais fiel das necessidades reais dos usuários”, informou o promotor.

Atendimentos Procon Assembleia

Em caso de dúvidas ou problemas com serviços e produtos, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e por meio do site al.rr.leg.br/procon.

Anderson Caldas

Veja também

Topo