Delegada da PCRR representa Roraima em curso sobre combate ao tráfico de pessoas

A delegada titular do NPCA, Jaira Farias, participa do curso, que tem ênfase em técnicas aprimoradas de investigação e identificação de vítimas. – Fotos: Ascom/PCRR

A Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, por meio do Escritório de Segurança das Forças Armadas dos EUA, convidou a PCRR (Polícia Civil do Estado de Roraima) para participar do Curso de Tráfico de Pessoas (Trafficking in Persons), ministrado no ILEA (International Law Enforcement Academy) de Gaborone, capital e maior cidade do Botswana. O evento ocorre de segunda, 11, a sexta-feira, 15.

A delegada titular do NPCA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente), Jaira Farias, está representando Roraima no curso, que aborda o combate ao tráfico de pessoas com ênfase em técnicas aprimoradas de investigação e identificação de vítimas. Além disso, serão apresentados ao longo do evento as atualizações jurídicas, políticas e legislativas relativas à temática.

Com duração de cinco dias, o curso tem aulas ministradas das 8h às 17h, com intervalos nos períodos matutino e vespertino. O curso será ministrado em inglês com tradução simultânea para a língua portuguesa.

Para Jaira, o curso traz um novo e aprofundado olhar sobre o tema. “Para nós, que lidamos em nosso cotidiano com a exploração sexual de crianças/adolescentes, participar desse evento é aprimorar mais o nosso olhar à questão do tráfico humano, muitas vezes invisível em nosso Estado, sobretudo quando se trata de vítimas menores de idade, e ter conhecimento das ações corretas que devem ser tomadas”, disse.

ILEA

A Academia Internacional de Aplicação da Lei é uma parte essencial do reforço da capacidade dos EUA e dos seus parceiros para enfrentar eficazmente às ameaças criminosas transnacionais. Financiado pelos Estados Unidos, o programa ILEA promove os esforços anticrime, estimulando a criação de redes internacionais para troca de informações, fortalecendo assim o enfrentamento de ameaças.

A ILEA está localizada a 45 quilômetros ao sul de Gaborone, no Botswana. Os terrenos e instalações da ILEA são adjacentes ao complexo da Escola de Polícia do país africano.

Jéssica Laurie

 

 

Veja também

Topo