Delegados participam do I Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteira Arco no Amazonas

Participam do evento o diretor do Denarc, Herbert Amorim Cardoso, e a diretora do Departamento de Operações Especiais, Cândida Magalhães. – Foto: Ascom/PCRR

Representando o Estado de Roraima, delegados da PCRR (Polícia Civil de Roraima) participam do I Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteira Arco. O evento acontece em Manaus, nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.

De Roraima, participam do evento o diretor do Denarc (Departamento de Narcóticos) Herbert Amorim Cardoso e a diretora do Departamento de Operações Especiais, Cândida Magalhães.

“A integração dos Estados fronteiriços do Arco Norte e Nordeste do Brasil é de extrema importância para o combate aos crimes transnacionais e o compartilhamento de boas práticas para implementar políticas públicas de segurança mais eficazes”, disse a delegada Cândida Magalhães.

De acordo com o diretor do Denarc, o evento, organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, tem como principal objetivo reunir lideranças para discutir estratégias de combate aos ilícitos transfronteiriços na região Pan-Amazônica.

“O foco principal é o enfrentamento ao tráfico de drogas, crimes ambientais e outros delitos relacionados, considerando uma visão ampliada do cenário nacional e regional. Além disso, está em debate a articulação federativa para promover uma atuação integrada nas fronteiras, ampliando a participação das instituições do Estado brasileiro”, destacou Cardoso.

O evento contou com palestrantes representantes da instituição King’s College London; Fundação Getúlio Vargas; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Organização do Tratado de Cooperação Amazônica; Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras; Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos; Secretaria Nacional de Segurança Pública; Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia; Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime; Forças Armadas; Polícia Federal e Secretarias de Segurança Pública.

O Fórum reúne 14 estados da federação das regiões Norte e Nordeste, instituições federais, estaduais e municipais, e representantes da sociedade civil.

Veja também

Topo