A deputada federal Helena Lima (MDB) visitou, nesta sexta-feira, 26, as instalações da Casa da Mulher Brasileira. O objetivo foi conhecer o funcionamento do local e identificar possíveis necessidades para a implementação de ações que auxiliem no combate à violência contra a mulher em Roraima.
A atividade foi acompanhada por delegadas que atuam na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). Conforme a parlamentar, após a identificação das demandas, serão implementadas ações para ajudar a reduzir os índices de violência contra a mulher no estado.
“As estatísticas de violência contra a mulher, em um estado tão pequeno como o nosso, me preocupam. Por isso, a implementação de ações que contribuam para mudar essa realidade é urgente. Conhecer as necessidades e os desafios enfrentados por quem busca proteção contra a violência doméstica e familiar é um passo importante para que possamos atuar com eficiência”, ressaltou Helena Lima.
Para a delegada titular da Deam, Verlânia Assis, a união de esforços é fundamental para combater um crime que envolve diferentes fatores.
“A violência contra a mulher é muito complexa. Ela envolve fatores sociais, familiares e econômicos. Então, é importante uma conjugação de esforços, e o esforço e a participação da política são muito importantes”, explicou.
A presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Roraima (Adepol-RR), Simone Arruda do Carmo, destacou que uma das necessidades é a insuficiência de políticas públicas de atendimento ao agressor.
“Tendo em vista que alguns agressores nós já observamos que saem de um relacionamento, entram em outro e reproduzem essa mesma atitude agressiva. Então, para quebrar o ciclo de violência, precisamos de capacitação, estudo e trabalho para modificação de comportamento”, destacou.
De acordo com a delegada Francilene Vargas, a participação de Helena Lima, única deputada federal eleita por Roraima, no combate aos abusos contra a mulher deve aperfeiçoar as ações de acolhimento.
“Nós estamos extremamente felizes pelo interesse que a deputada demonstrou em atender a nossa demanda e estar muito disposta à causa da violência contra a mulher. E mais feliz ainda fiquei por todo o conhecimento que ela tem e se dispõe a fazer esse trabalho de atendimento e acolhimento à mulher vítima”, disse.
Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira oferece atendimento humanizado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O local faz parte do programa “Mulher Viver sem Violência”, uma iniciativa do Governo Federal.