Deputada Joilma Teodora quer institucionalizar a Carteira de Idenficação para Pessoa com Afasia em Roraima

Trata-se uma disfunção em que a pessoa apresenta dificuldades na compreensão e comunicação, podendo acontecer na infância ou na idade adulta. – Foto: Matheus Richardson

A deputada estadual, Joilma Teodora (Podemos), apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Projeto de Lei n. 230/2024, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Afasia no Estado.

Tal identificação tem como objetivo de permitir que profissionais de saúde, socorristas familiares e a comunidade em geral reconheçam imediatamente esse tipo de público, bem como, o de facilitar a compreensão e a necessidade de atendimento adequado em emergências. A proposição também intensifica em seu conteúdo a importância do acesso a servidores públicos, benefícios sociais e programas de apoio de forma eficiente, dada a compreensão documental de tal condição, evitando situações inconvenientes pela eventual dificuldade na comunicação.

A proposta de Joilma Teodora ainda prevê a promoção da inclusão social, conscientizando a sociedade sobre a afasia e suas necessidades específicas, promovendo a empatia e o respeito ao cidadão, bem como, o estabelecimento de um sistema simplificado de orientações e cuidados com as pessoas afásicas, facilitando a comunicação e promovendo sua autonomia. “A Carteira de Identificação da pessoa afásica visa reestabelecer a atenção aintegral e o pronto atendimento a elas, facilitando o seu reconhecimento. Com isso conseguiremos encorajá-las a conviver socialmente, sem os eventuais receios em razão da dificuldade na sua comunicação. Acredito que os nobres pares do Poder Legislativo terão sensibilidade em aprovar essa matéria de tão grande relevância a sociedade roraimense”, finalizou Joilma.

O que é afasia?

A afasia é uma disfunção em que a pessoa apresenta dificuldades na compreensão e comunicação, podendo acontecer na infância ou na idade adulta. Essa condição pode ser causada por danos no cérebro devido à Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumor no cérebro, infecções ou pancada na cabeça, por exemplo.

A afasia pode ser classificada em dois tipos principais, a afasia de Wernicke, em que a pessoa tem dificuldade em compreender o que outras pessoas falam, e a afasia de Broca, em que há alteração na expressão da fala. Essa classificação dependerá da área afetada e da gravidade dos sinais e sintomas.

O tratamento da afasia depende da sua causa, podendo ser necessária cirurgia para retirada de um tumor ou medicação em casos de acidente vascular cerebral, por exemplo. Além disso, a reabilitação com fonoaudiólogo é fundamental para que se recupere as habilidades de compreensão e expressão oral e escrita.

A perda da capacidade de falar e entender a linguagem pode ser temporária, dependendo da causa da afasia. Por isso, é importante consultar um neurologista quando surgem sintomas sugestivos da afasia, para que seja feito o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, de acordo com a gravidade dos sintomas e o tipo de afasia.

Os principais sintomas da afasia são:

• Dificuldade para conseguir se expressar, seja através da linguagem oral ou escrita;

• Dificuldade em iniciar uma frase;

• Fala lenta ou mais devagar do que o habitual;

• Dizer frases com poucas palavras;

• Dificuldade em articular as palavras;

• Alteração na compreensão de ordens orais ou escritas.

Jânio Tavares

Veja também

Topo