A deputada estadual, joilma Teodora (Podemos), protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº. 156/2024, que institui o “Dia da Marcha em Defesa da Mulher no Estado”.
O objetivo da matéria é chamar a atenção das autoridades e da população em geral sobre os desafios enfrentados pelas mulheres roraimenses que passam por inúmeros tipos de violência, bem como convidar a sociedade à união contra essas criminalidades. “Grande parte das violências cometidas contra o público feminino acontecem dentro do lar, onde o agressor acaba sendo um cônjuge ou alguma outra pessoa do sexo masculino dentro da própria família, com agressões de forma física, psicológica e verbal. E a nossa participação nesse caso é denunciar, mas para isso é necessário conscientizar não só as autoridades competentes, mas a população que muitas vezes acaba testemunhando dentro da própria vizinhança”, destacou Joilma.
Caso a proposta se torne Lei, o Dia da Marcha em Defesa da Mulher será incluído no Calendário Oficial do Estado, cuja realização será executada uma vez por ano em Roraima. A ação tende a ser marcada por inúmeras atividades como, marchas, seminários, palestras, debates, exposições, dentre outras iniciativas que visem promover a reflexão e o engajamento da sociedade na luta pelos direitos das mulheres. “A violência contra a mulher só será combatida com a união de todos”, finalizou Joilma.