Deputado Eder Lourinho destaca importância dos vaqueiros em sessão da ALE-RR

Parlamentar anunciou realização da “Festa do Vaqueiro Raiz” neste fim de semana, em parceria com o Governo do Estado. – Fotos: SupCom | SupCom/ALE-RR

O deputado Eder Lourinho (PSD) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), nesta terça-feira, 26, para homenagear os vaqueiros, cuja profissão é celebrada anualmente no dia 22 de agosto, conforme calendário estadual. Filho de produtor rural, o parlamentar destacou a importância dos trabalhadores para a pecuária roraimense e anunciou a realização da “Festa do Vaqueiro Raiz”, que acontecerá neste fim de semana no Parque de Exposições Dandãezinho, em parceria com o Governo do Estado.

Deputado Eder Lourinho homenageou os vaqueiros e anunciou a realização da “Festa do Vaqueiro Raiz”.

“Conheço a realidade de quem carrega este estado nas costas: os pequenos, médios e grandes produtores, sendo o vaqueiro peça fundamental nesse processo. Quando nasce um bezerro, é ele quem presta os primeiros cuidados e, muitas vezes, um único vaqueiro cuida de mais de 700 cabeças de gado. Por isso, tiro o chapéu para esses trabalhadores que produzem o leite e a carne que chegam à mesa da população”, declarou Lourinho.

Em aparte, o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a dureza e a dignidade da profissão.

Presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio, defendeu a valorização da categoria.

“Não é fácil acordar de madrugada, passar o dia montado a cavalo, lidando com o gado. É uma profissão abençoada, que também movimenta o turismo e fortalece nossa cultura. O vaqueiro merece todo o nosso respeito”, reconheceu.

O deputado Idazio da Perfil (MDB) também enalteceu a categoria.

Deputado Idazio da Perfil destacou que o vaqueiro é uma das profissões mais nobres e deve ser mais valorizada em Roraima.

“Às vezes, ao consumir a carne no supermercado, esquecemos de quem esteve por trás desse trabalho. O vaqueiro representa uma das profissões mais nobres e precisa ser valorizado. Nosso estado é um celeiro com grande potencial para a pecuária e agricultura”, ressaltou.

Já o deputado Rarison Barbosa (PMB) falou da importância da produção rural para o país.

Deputado Rarison Barbosa afirmou que o produtor rural é responsável por colocar alimento na mesa dos brasileiros.

“O Brasil é o celeiro do mundo e nossos produtores são responsáveis por colocar alimento na mesa do brasileiro e de muitas nações. Valorizar o vaqueiro é reconhecer esse papel essencial”, frisou.

O deputado Renato Silva (Podemos) reforçou que a defesa do setor agropecuário deve ser vista com a mesma relevância que outras causas. “Cada parlamentar aqui luta por uma bandeira. A sua, deputado Eder, não é menos importante. Parabenizo pelo evento e por valorizar os vaqueiros, que são trabalhadores fundamentais, muitas vezes esquecidos, mas essenciais para o alimento que chega às nossas casas”, considerou.

Deputado Renato Silva reforçou a defesa do setor agropecuário.

Novo Código de Proteção Ambiental

Ainda durante discurso, Eder Lourinho, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALERR, também anunciou o protocolo do novo Código de Proteção ao Meio Ambiente e uso adequado dos Recursos Naturais de Roraima. O projeto irá substituir a legislação, em vigor desde 1994.

“Já aprovamos a Lei de Terras e o zoneamento ecológico. Agora, protocolei o novo Código Ambiental, que terá análise em comissão e passará por audiências públicas no interior, ouvindo produtores, povos indígenas, setor industrial e a sociedade em geral. Precisamos modernizar a lei de 1994”, explicou.

Segundo o parlamentar, o objetivo é simplificar procedimentos e destravar embargos que atingem propriedades rurais no estado. “Hoje, temos mais de 1.700 áreas embargadas em Roraima, onde produtores não podem criar, vender gado ou financiar suas atividades. A regularização fundiária será a chave para resolver esses problemas e dar segurança a quem trabalha no campo”, concluiu.

Anderson Caldas

Veja também

Topo