Reconhecer a Robótica como esporte de competição e assegurar aos estudantes do ensino fundamental o acesso a conteúdo educacional de robótica, na forma específica, é pretensão do deputado Eder Lourinho (PSD), através do Projeto de Lei 163/2023, protocolado na ALE-RR, ano passado. Pela proposta, a Secretaria de Educação e Desporto promoverá ações, visando a ampliação de conhecimentos educacionais e esportivos sobre o tema e passa a incluir a robótica como matéria extracurricular e optativa na rede de ensino público estadual.
No mundo globalizado – diz o deputado –, onde a cada dia ocorrem avanços tecnológicos e, a robótica e a inteligência artificial são realidades atuais, se faz necessário acompanhar esse processo, implementando recursos de aprendizagem que acompanhem todas essas mudanças, de forma que beneficie todos os estudantes da rede de ensino. Ele afirmou ainda que o objetivo da robótica educacional, como forma de aprendizado ativo, é ajudar a desenvolver nos alunos uma maior proatividade,em que eles possam ser responsáveis pelo próprio aprendizado.
Lourinho frisou que Roraima é uma das promessas para o desenvolvimento industrial e se dá também pela contribuição de instituições de ensino técnico na capacitação de mão de obra qualificada e especializada, não podendo se excluir desta grande demanda, pois tem enorme capacidade para receber empresas das mais diversas categorias. “O ensino de robótica pode contribuir com a qualificação profissional dos estudantes, pois a educação é construção para o futuro. Portanto, esse projeto vem acompanhar a evolução mundial, reconhecendo a relevância da robótica etornando-a esporte de competição”, concluiu.