Na última quarta-feira, 30, o deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos/RR) participou de reunião da bancada da região norte com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Na oportunidade foram anunciados vários investimentos buscando melhorias de rotas de integração na região norte do país.
Entre ações que serão realizadas em Roraima nos próximos anos estão a construção de pistas de pouso nos municípios de Rorainópolis e Uiramutã.
Stélio Dener aproveitou a oportunidade e pediu apoio do Ministro para outras demandas importantes para Roraima. Uma delas é a prioridade para modernização e manutenção do aeroporto de Caracaraí. No entendimento do parlamentar, a pista de pouso do município é vista como um plano alternativo e de segurança de voos à capital Boa Vista e, que necessita de manutenção contínua e modernização para permitir pousos e decolagens em condições noturnas e de baixa visibilidade.
Outra situação destacada pelo deputado federal é a necessidade de implantação de uma pista de pouso estruturada no município de Pacaraima. “Apesar da existência da pista de pouso do exército que tem finalidade específica, entendemos que há a necessidade de uma nova estrutura nas proximidades da sede do município, até por conta de toda a situação que impacta a região, devido a instabilidade democrática da Venezuela e a crise migratória”, disse o parlamentar.
Além disso, Stélio Dener solicitou que o Ministério avalie a situação de aeródromos em comunidades indígenas de Roraima. “Essas pistas necessitam de habilitação, operar legalmente e de forma segura, até para terem a possibilidade de acesso a recursos de manutenção. Sugeri, inclusive, que seja avaliado junto ao Ministério da Saúde essa necessidade de recursos para a manutenção das pistas, visto a utilização dos serviços de saúde aos indígenas”, ressaltou o deputado.
Outra demanda sugerida pelo parlamentar, é o incentivo para empresas aéreas brasileiras e da Guiana, no sentido da implantação de uma rota internacional entre os aeroportos de Boa Vista e Georgetown, no país vizinho. Segundo Stélio Dener, a relação comercial entre Brasil e Guiana é cada vez maior.
“Precisamos acompanhar e fazer parte desse crescimento econômico da Guiana. Já há um aumento significativo de voos e passageiros em Georgetown que se deslocam de Lethem, na fronteira com o Brasil, que mostram essa necessidade, principalmente empresários e comerciantes brasileiros. Boa Vista pode ser um centro de distribuição de voos com a Guiana e países do Caribe e da América Central. Seria muito importante essa iniciativa para o nosso país e para Roraima”, concluiu Stélio Dener.