![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/soldadosampaio814.jpg)
“Isso foi uma demonstração de força desta Casa. Redirecionamos quase meio bilhão de reais para atividades essenciais, conforme as necessidades apontadas pela sociedade e identificadas pelos parlamentares no dia a dia”. A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), após a derrubada, por unanimidade, de 30 vetos do governo estadual a emendas parlamentares no orçamento de 2025.
A votação ocorreu durante sessão extraordinária, nesta quarta-feira (12), unindo deputados da base aliada e da oposição, garantindo a destinação de aproximadamente R$ 73 milhões para áreas como educação, infraestrutura e cultura.
Antes do início da votação, o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), solicitou a leitura de uma nota oficial do Poder Legislativo, esclarecendo os trâmites entre a Assembleia e o Governo do Estado que resultaram na necessidade da análise dos vetos. O documento destacou que, para corrigir erros na peça orçamentária, um novo autógrafo foi enviado ao governo no dia 29 de janeiro. O texto ressaltou que “os vetos impostos à lei orçamentária poderiam ter sido integralmente revistos pelo próprio chefe do Executivo, caso ele tivesse optado pela republicação do último autógrafo enviado”.
Sampaio lembrou que o orçamento aprovado para 2025 foi amplamente debatido e ajustado em acordo com o governo, garantindo que a peça fosse reenviada sem déficit. “Isso foi uma demonstração de força desta Casa. Redirecionamos quase meio bilhão de reais para atividades essenciais, conforme as necessidades apontadas pela sociedade e identificadas pelos parlamentares no dia a dia”, afirmou.
O presidente da ALE-RR criticou a decisão do governo estadual de não republicar o orçamento com as correções, o que, segundo ele, gerou um impasse desnecessário. “Mas estamos aqui para corrigir. O mais importante é a aplicação desses recursos, conforme debatido e aprovado por esta Casa, com base na proposta enviada pelo próprio governo”, pontuou.
As emendas vetadas e agora retomadas contemplam investimentos como a implantação do curso de Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Roraima (UERR), aquisição de casas de farinha e máquinas agrícolas, compra de livros didáticos, construção de pontes e creches, eletrificação rural e instalação de uma base de fiscalização no Baixo Rio Branco, fomento à pesquisa do petróleo na Bacia do Tacutu, entre outras iniciativas, que beneficiam a população de Roraima.