Desafios e Economia: em visita às fronteiras, presidente da ALE-RR mostra a Ciro Gomes situação imigratória em Roraima e potencialidades econômicas

O intuito foi atualizar as questões migratórias ao renomado político do cenário nacional; equipe percorreu a divisa com o país venezuelano e conheceu os detalhes da Operação Acolhida. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), realizou uma visita técnica à Operação Acolhida, localizada no município de Pacaraima, bem como à cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén, acompanhado do advogado e ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, neste sábado (22).

A iniciativa teve o intuito de conhecer o atual status da crise migratória venezuelana e como isso se reflete na cidade fronteiriça brasileira. Além disso, a visita objetiva mostrar profundamente a realidade migratória para o ex-governador do Ceará, considerado uma das grandes lideranças da política nacional.

O presidente Soldado Sampaio busca apoio nacional para as questões de migração em Roraima

“Imagine uma cidade pequena como é Pacaraima, com 20 mil habitantes, e receber, por dia, 300 pessoas precisando de serviços básicos. Então, essa visita é uma forma de dar conhecimento da realidade roraimense ao Ciro, um expoente da política nacional e grande debatedor das questões nacionais, buscando levar à sociedade brasileira essa realidade que nós vivemos”, analisou Sampaio

A comitiva do Legislativo visitou o marco divisório entre os dois países acompanhada por militares do Exército Brasileiro, instituição responsável pela Operação Acolhida. A atividade continuou com o percurso a pé, da divisa fronteiriça até o ponto de acolhimento de refugiados, passando pelos pontos de controle até chegar nos alojamentos.

Ciro Gomes afirma que Governo Federal deve ter olhar diferenciado para situação

Para Ciro Gomes, o conhecimento pela política nacional sobre as questões migratórias é urgente, o que necessita de olhar diferenciado para essa temática ocorrida em Roraima. “Há uma gravíssima omissão do poder central brasileiro que não pode mais ser adiada. A crise econômica, social e política da Venezuela produziu uma onda de migração e, se nós temos o dever humanitário de acolhê-los, não é o Estado de Roraima que tem o dever de financiar esse impacto extraordinário”, analisou Gomes

As autoridades também visitaram o país vizinho com o objetivo de facilitar a comunicação em busca do debate pacífica, conforme destacou Sampaio. “Tivemos uma pequena reunião com o prefeito de Santa Helena do Uairén, objetivando manter o diálogo aberto, pois não é fechando a fronteira que vamos encontrar uma solução”, disse o presidente da ALE-RR.

Comitiva da ALE-RR seguiu para Guiana para apresentar a realidade desenvolvimentista da Guiana para Ciro Gomes

Fronteira com a Guiana

No período da tarde, a comitiva viajou com destino a Guiana, visando apresentar ao ex-ministro a outra realidade de fronteira do Estado. Conforme ressaltou Sampaio, o país de língua inglesa é um dos que mais crescem economicamente no mundo.

“A Guiana possui grande desenvolvimento devido a exploração do petróleo, ao tempo que também temos interesse nesse assunto, tendo em vista que discutimos na Assembleia e na Câmara dos Deputados a exploração da bacia do Tacutu. Então, queremos mostrar essa diferença entre as fronteiras para Ciro Gomes: uma relacionada à migração venezuelana e a outra sobre o desenvolvimento petrolífero”, pontuou.

Anderson Caldas
Topo