Destaque: professor do IFRR ministra minicurso e palestra em evento nacional da área de socioantropologia

Marcos Antônio de Oliveira, do quadro de docentes do Campus Boa Vista Zona Oeste, participa do evento. – Foto: Ascom/IFRR

De 27 a 29 de novembro, no Campus Professor Alves de Oliveira da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Parnaíba (PI), ocorre o II Encontro de Socioantropologia Política da Saúde (Ensaps): A Educação em Tempos de Cultura do Ódio. O evento é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Sociologia da Saúde (Nipess) da instituição de ensino. Entre os profissionais que farão parte da programação está o professor de História Marcos Antônio de Oliveira, do quadro de docentes do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR).

Oliveira ministrará o minicurso Violência nas Relações Étnico-Raciais em Instituições de Ensino, nos dias 27 e 28 de novembro, no turno vespertino. Conforme o professor, o objetivo da formação é falar das relações étnico-raciais marcadas por violência entre os povos indígenas e populações negras e o estado. Devido a esse tipo de relação, em particular nas instituições de ensino, muitas vezes as consequências são conflitos entre os membros da comunidade escolar. “A partir da análise do ‘Relatório de Ataques às Escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental’, buscaremos refletir sobre soluções para diversos conflitos nas instituições de ensino”, disse.

Além da capacitação, o professor proferirá, no dia 29, a partir das 18 horas, a palestra “O racismo e a saúde mental dos povos indígenas”. A temática dos povos indígenas é uma das principais áreas de pesquisa do docente (confira a tese de doutorado aqui). 

Informações sobre o evento

O II Ensaps tem como objetivo debater e analisar as relações entre cultura, discurso de ódio, autoritarismo, ideologias extremistas e violência na esfera educacional e contra as escolas.

Com uma vasta programação, o evento terá como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e comunidades educacionais em geral, além de profissionais das áreas de educação, ciências humanas e letras, ciências exatas e biológicas e saúde.

Para obter outras informações, basta o interessado acessar o link https://uespi.br/uespi-realiza-o-ii-encontro-de-socioantropologia-da-politica-da-saude-ensaps/.

Veja também

Topo