Destino Roraima: ações de divulgação do turismo ganham repercussão nacional e regional

TV Cultura exibe no dia 2 de fevereiro o episódio do Programa Planeta Turismo, gravado durante o Festival da Pesca Esportiva do Tucunaré 2024, realizado no lago da Usina Hidrelétrica de Jatapu. – Fotos: Ruy Façanario

A Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima) tem atuado fortemente para a promoção potencial do turismo no estado, seja em eventos especializados no segmento em nível nacional, ou por meio de uma série de iniciativas que atraem a atenção de programas de TV, revistas e influenciadores digitais, que têm visitado e apreciado as belezas naturais, culturais e gastronômicas do Destino Roraima. Essas parcerias têm gerado conteúdo rico e diversificado, destacando as particularidades e atrações da região.

Como fruto dessas ações, a TV Cultura exibe no dia 2 de fevereiro o episódio do Programa Planeta Turismo, gravado durante o Festival da Pesca Esportiva do Tucunaré 2024. O evento foi realizado em Caroebe nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024, no lago da Usina Hidrelétrica de Jatapu pela prefeitura. A ação contou com apoio do Governo de Roraima através da Secult, que convidaram a equipe para conhecer o evento.

O Programa Planeta Turismo é uma produção da TV Cultura que explora destinos turísticos, cultura e tradições do Brasil e do mundo. A produção completou 30 anos de história em janeiro de 2024, onde o apresentador Ruy Façanario sempre busca trazer novidades do turismo, mostrando regiões pouco conhecidas do grande público.

Na sua primeira edição em 2023 o festival contou com a participação de 56 participantes na categoria individual e 17 equipes. Mais de 256 peixes foram capturados e soltos de forma consciente e sustentável. O festival de 2024 aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro, e vem consolidando o município como um dos mais promissores do Sul do estado no segmento da pesca esportiva.

Segundo Ruy Façanario, a viagem para a região de Caroebe foi especial, a equipe se surpreendeu com a beleza da represa da usina onde ocorre o festival. Juntamente com a filha, Bianca, o apresentador participou da competição, ao mesmo tempo em que mostravam os atrativos locais, dentre elas a cachoeira que fica às margens do lago.

Ruy adiantou que o programa vai abranger o potencial da região de Entre Rios, o rio Jatapu e o potencial da localidade. “Roraima é um estado que tem muitas vertentes para o turismo que podem ser exploradas e buscamos mostrar um pouco disso, mesmo com o foco do programa sendo o festival”, disse Ruy. A filha de Ruy, Bianca que acompanha os pais nas suas andanças ficou em terceiro lugar na categoria individual, sendo a única mulher premiada no torneio.

O programa está disponível abaixo

Carnaval

Além do programa Planeta Turismo, as belezas Região Turística Águas e Florestas da Linha do Equador, no sul de Roraima, serão tema do enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Presidentes Vargas, de Manaus, por iniciativa do carnavalesco Marino Caldas.

O enredo “Águas e Florestas: Os Encantos do Sul de Roraima” vai explorar a rica beleza e os encantos dos municípios de Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe e Caracaraí, revelando suas histórias, suas águas cristalinas, as cores de suas flores e a força do seu povo.

Segundo Marino Caldas o desfile da Presidente Vargas promete grande espetáculo digno da beleza exuberante do nosso estado. “Juntos vamos mostrar ao mundo a magia e a grandeza do Sul de Roraima”, disse o artista, que é roraimense e possui uma extensa carreira nas artes plásticas.

Para o diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima, a promoção do potencial do turismo de Roraima sempre em alta significa dizer que os diálogos com vários públicos e produtos distintos, como é o caso da pesca esportiva, atrai a atenção de canais especializados.

Além disso, a promoção de toda a região sul e suas experiências por uma escola de samba de Manaus representa para Roraima um posicionamento importante dentro dos públicos que se busca atingir. “Seja o público que visita Roraima por conta da pesca esportiva, em função da natureza, da cultura e de todas as nossas belezas, que são nossos cartões postais, é nossa forma de olhar para o horizonte que viabiliza a geração de mais emprego, renda e desenvolvimento”, disse o diretor.

Jacildo Bezerra

Veja também

Topo