O presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), Álvaro Duarte, vai apresentar, na próxima sexta-feira, 3, o Projeto de Educação de Trânsito no Ensino Médio, no 75º Encontro Nacional dos Detrans, que será realizado de 1º a 3 de março, em Brasília (DF).
O projeto, desenvolvido por meio de um convênio com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), prevê a isenção da aula teórica para os estudantes do segundo ano do ensino médio nos CFCs (centros de formação de condutores), conhecidos popularmente como autoescolas.
Os alunos irão receber todo o material didático da aula teórica, com temas sobre direção defensiva, legislação, primeiros-socorros, mecânica e outros assuntos. O projeto está previsto para iniciar ainda este ano, quando os estudantes deverão cumprir 90 horas-aulas durante o segundo e o terceiro anos.
“Obtendo êxito ao final, os alunos vão receber um certificado comprovando o término do curso, tendo direito à isenção das aulas teóricas nos CFCs. Sendo assim, eles [alunos] vão direto para a prova teórica no Detran e, se forem aprovados, realizam as aulas práticas na autoescola e depois faz a prova prática”, explicou Álvaro Duarte.
O presidente do Detran-RR informou ainda que, para os estudantes que concluírem o ensino médio com 17 anos, está sendo desenvolvido um aplicativo que irá monitorar o aluno até completar 18 anos, para fazer direto a prova teórica.
Brasília
O Encontro Nacional dos Detrans é promovido pela AND (Associação Nacional dos Detrans), quando são apresentados, por meio de palestras, diversos temas como o Pnatrans (Plano Nacional de Trânsito); Educação para o Trânsito; Segurança Viária; Nova lei de Licitação; e Sistema Eletrônico de Provas de Legislação em Libras.
Edilson Rodrigues