As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Macro 7 de Boa Vista promoveram nesta sexta-feira, 20, na avenida Abel Monteiro Reis, 1501, Santa Luzia, a 3ª edição da Campanha Dezembro Vermelho, voltada especialmente para os da “melhor idade” atendidos pelas unidades e os integrantes do projeto Cabelos de Prata. A iniciativa tem foco no cuidado integral à saúde da população idosa atendida pelo município.
O evento ocorre em parceria com uma academia do bairro Santa Luzia e, a cada ano, conta com uma extensa programação durante a manhã e à tarde, envolvendo treinamento funcional, palestras, atendimentos de saúde e orientações sobre os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de atividades lúdicas para as crianças e distribuição de preservativos.
Maria Pereira Silva, de 75 anos, é uma das idosas atendidas pela UBS Santa Luzia. Além de participar ativamente das ações desenvolvidas pela unidade, ela também marcou presença nas duas primeiras edições da campanha. “Isso aqui é uma providência de Deus para os idosos voltarem à normalidade. Porque tem gente que em casa só fica deitado, sem disposição. Eu faço tudo! Canto, danço, pulo. Eu tenho energia!”, disse.
Os idosos do Cabelos de Prata também participam do evento anualmente. Maria Francisca da Silva Conceição é integrante do projeto e relatou a importância de se exercitar e receber informações de forma acolhedora e adaptada à realidade da terceira idade. Nesta sexta-feira, ela celebra mais um ano de vida com muita alegria.
“Tem cinco meses que participo e a diferença para mim já é grande. Eu estava sobrepeso, sem vontade de fazer as coisas e com problemas de saúde. Hoje é diferente. Eu me exercito, socializo com outras pessoas, com minhas amigas, a minha alimentação é outra. Eu me sinto muito mais disposta e feliz”, falou.
Programação também será voltada ao público em geral
A programação ocorre durante todo o dia, sem interrupção, com sorteio de brindes, palestras, orientações e testes rápidos. À noite, das 18h às 22h, a programação é voltada para a população em geral, com apresentações culturais e um aulão de Zumba que promete não deixar ninguém parado.
“O Dezembro Vermelho é uma oportunidade de lembrar que a prevenção não tem idade. Nosso objetivo é cuidar da saúde de todos, oferecendo informações, serviços e acolhimento. E por isso a gente agradece também nossos parceiros, em especial a academia, que abraçou nossa ideia desde o início”, destacou a diretora da UBS Santa Luzia, Naiani Grasiele.
Campanha de arrecadação de alimentos
Como parte da programação da Campanha Dezembro Vermelho, a organização arrecada alimentos não perecíveis para doar às famílias atendidas pelas unidades de saúde que integram o evento. São elas: UBS Santa Luzia, UBS Lupércio Ferreira, UBS Sayonara Matos e UBS Senador Hélio Campos.
Para participar, basta levar sua doação até as 20h deste sábado, 21, no endereço do evento, localizado na avenida Abel Monteiro Reis, 1501, Santa Luzia.