Dia do Socorrista: 11 de julho é o dia para homenagear quem dedica 24 horas diárias à saúde da população

O SAMU-BV atende todos os casos clínicos e traumáticos acionados pelo número 192. – Fotos: Semuc/PMBV

Na ficção, existem os super-heróis. No mundo real, são os socorristas alguns dos responsáveis por salvar vidas todos os dias. E nessa quinta-feira, 11, é celebrado o Dia do Socorrista. Com agilidade, preparo e dedicação, os 73 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU-BV) fazem cerca de mil acolhimentos por mês, mas a demanda ainda é crescente.

O regime de plantão desses profissionais é de 24 horas. Eles atendem casos clínicos e traumáticos acionados pelo número 192. Apesar de gratificante, o trabalho dos socorristas exige rapidez e controle físico e emocional. Precisa ser uma conduta sem erros, pois se trata da vida de uma pessoa. Diariamente, eles lidam com mães, pais, filhos, amigos, netos e diversos entes queridos. O ato mais comemorado pelos profissionais é quando revertem uma Parada Cardiorrespiratória (PCR).

“Todos os atendimentos são de extrema importância, do menos ao mais urgente. Quando conseguimos reanimar uma pessoa e levá-la ao hospital, precisamos segurar a emoção. Salvar uma vida não tem preço e reverter uma PCR é um dos grandes desafios do SAMU. Esses casos me marcam muito”, contou o diretor do SAMU-BV, Luciano Coutinho.

Repassando conhecimentos por meio do Núcleo de Educação em Urgências (NEU)

Referência no Estado em capacitações para atendimento pré-hospitalar e cursos de urgência e emergência, o NEU foi inaugurado em 2023. Além de treinar socorristas de Boa Vista e outros municípios, também atendem forças de segurança, como o Exército e a Força Aérea Brasileira. Guardas Civis e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito também participam.

O SAMU-BV também faz palestras em escolas e instituições, orientando sobre como acionar os serviços por meio do 192. Essa é uma forma dos socorristas compartilharem com a população esses conhecimentos tão preciosos. O 11 de julho é inteiramente dedicado aos heróis que, em vez de capas, vestem um uniforme azul-escuro com “SAMU 192”. Suas ações diárias são a verdadeira definição de heroísmo.

Bruna Norales
Topo