Nesta segunda-feira, 10, o Procon Assembleia deu o pontapé inicial em sua campanha de conscientização em alusão ao Dia dos Namorados, 12 de junho. A ação teve como palco o comércio do bairro Santa Luzia, na zona Oeste de Boa Vista, onde a equipe do órgão orientou e tirou dúvidas de lojistas e consumidores sobre seus direitos e deveres nas compras realizadas nesta data especial.
Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 96 milhões de consumidores devem ir às compras no período. Segundo o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, a iniciativa reforça a importância das ações educativas durante datas relevantes para o setor de comércio e serviços.
“Sabemos que o mês de junho, por causa do Dia dos Namorados, é um momento de grande movimento no comércio. Nesse sentido, estamos orientando tanto os lojistas, principalmente sobre como oferecer os produtos de forma adequada, quanto os consumidores sobre seus direitos, para mostrar como essa relação pode ser sempre harmoniosa”, esclareceu o diretor.
A equipe do órgão distribuiu panfletos com orientações básicas, como pesquisa de preços, definição de um orçamento para evitar endividamento, conhecimento dos direitos consumeristas, verificação da política de troca da loja (que não garante a troca de produtos sem defeito em compras físicas) e outras informações relevantes.
Além das lojas, a ação abrange bares e restaurantes, com foco na política de consumo e couvert artístico, que deve ser informado previamente ao consumidor.
Para Iracilene Mota, gerente de uma loja de perfumaria, um dos setores mais procurados pelos consumidores, as orientações claras e ostensivas do Procon Assembleia garantem a segurança e a satisfação de ambas as partes envolvidas na relação consumerista.
“A loja já está preparada, pois durante toda a semana o movimento é intenso. E nós sempre estamos atentos ao que é melhor para os nossos clientes, como nossa política de troca, que segue as orientações do Procon, que sempre enfatiza como deve ser esse serviço. Nossos clientes podem trocar nossos produtos dentro de um prazo de 30 dias. E muitas vezes, durante o processo de troca, eles acabam comprando algo a mais, o que é ótimo para nós”, ressaltou a gerente.
Caso os consumidores tenham dúvidas ou problemas com produtos e serviços, podem procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e pelo site al.rr.leg.br/procon.
Confira o restante da programação:
• terça-feira (11.6), às 9h: Avenida Padre Anchieta, Jardim Primavera;
• quarta-feira (12.6), 15h: Avenida Padre Anchieta, Jardim Primavera;
• quinta-feira (13.6), 9h: Rua Expedito Francisco da Silva, Dr. Silvio Leite