Direitos Humanos: IFRR vai exibir mostra de cinema e oferecer oficinas sobre a temática

A mostra é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) com realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. – Foto: Ascom/IFRR

Será exibida pelo Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, produzida pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói). A parceria tem a realização do Ministério da Cultura e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, o evento é aberto ao público e tem por objetivo fomentar debates acerca do tema utilizando a pluralidade de produção de filmes de todas as regiões brasileiras. Os filmes serão exibidos de 11 a 15 de março, e as produções seguirão disponíveis on-line em uma plataforma de streaming, em sua ação de difusão. Para conferir a programação completa da mostra e verificar a classificação da faixa etária de cada filme, basta ver o cronograma neste link

Como parte da programação, também serão realizadas oficinas de formação de professores sobre cinema e educação com a utilização da metodologia do projeto “Inventar com a Diferença”, desenvolvida pelo laboratório Kumã-IACS-UFF.

As oficinas são espaços para se pensar e experimentar as possíveis formas de incluir o cinema como experiência sensível em contextos educativos. Serão voltadas à formação de multiplicadores, tendo como público-alvo professores da educação básica das redes públicas, arte-educadores e educadores que atuem em outros espaços formais ou não formais de educação.

No CBVZO, elas ocorrem de 11 a 14 de março, das 9h às 12h. Serão quatro encontros presenciais de três horas cada dia, com carga horária total de 12 horas, realizados durante a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense.

Interessados podem se inscrever gratuitamente, até 7 de março, por meio do formulário disponível neste link.

As vagas são limitadas.

 

Veja também

Topo