
Roraima ampliou sua representatividade nacional na tarde desta quinta-feira, 4, durante a eleição da nova Diretoria Executiva da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), realizada no segundo dia da 28ª Conferência Nacional da entidade, em Bento Gonçalves (RS). O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) foi eleito vice-presidente da Unale na Região Norte para a gestão 2026-2027, consolidando mais um espaço de destaque para o Legislativo roraimense.
Atual tesoureiro-geral, Picanço assume o novo cargo ao lado dos deputados Armando Neto (PL), eleito secretário do Estado de Roraima na instituição, e Catarina Guerra (União), escolhida como membro do Conselho Fiscal da entidade.

Compromisso com a Amazônia Legal
Ao ser reconduzido à Diretoria Executiva, Gabriel Picanço reforçou que pretende intensificar o diálogo entre os estados que compõem a Amazônia Legal, promovendo integração e troca de experiências para enfrentar desafios comuns.
“É uma grande honra representar Roraima em mais um cargo importante na maior entidade legislativa do país. Somos o menor estado da federação, mas estamos sempre presentes na Diretoria da Unale. Em 2026, teremos um ano atípico, de eleições, mas farei o máximo para garantir resultados positivos para a sociedade brasileira e para o nosso estado”, afirmou.
Picanço também confirmou o interesse de trazer a 29ª Conferência Nacional da Unale para Roraima, caso seja reconduzido ao mandato em 2026.
“Se Deus quiser, está encaminhado com os 26 estados e o Distrito Federal para que a próxima conferência seja em Roraima. Vamos trabalhar com muita disposição para fortalecer ainda mais a entidade e representar bem o nosso povo”, destacou.

Nova presidência nacional
A partir de 2026, a presidência nacional da Unale será assumida pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB-RS), eleito para conduzir a entidade no próximo biênio. Ele ressaltou que a agenda da instituição será marcada por dedicação intensa, especialmente por se tratar de um ano eleitoral.
“Mesmo sendo um período atípico, faremos de tudo para que, ao final de 2026, possamos olhar para trás e ver que valeu a pena assumir essa missão. A Unale congrega 1.059 parlamentares estaduais, e fortalecer os Legislativos do país exige presença, diálogo e compromisso. Estou muito honrado e vou me dedicar ao máximo”, declarou o novo presidente.
A posse da nova Diretoria Executiva está prevista para 7 janeiro de 2026, em Brasília.

