Dr. Hiran é relator de PL que institui o Dia Nacional de Prevenção da Asfixia Perinatal

Data será comemorada em 25 de setembro. Situações como essa podem atingir cerca de 20 mil bebês por ano no Brasil. – Foto: Ascom Parlamentar

O senador da República por Roraima, Dr. Hiran Gonçalves (PP) relatou na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o Projeto de Lei nº 5.034/2020, de autoria do senador Flávio Arns (PSB/PR), para instituir no Brasil o Dia Nacional de Prevenção da Asfixia Perinatal, em 25 de setembro.

A Asfixia Perinatal ocorre quando há ausência de oxigenação do bebê antes, durante ou após o nascimento, com possíveis agravos na saúde e sequelas neurológicas em diferentes graus. Situações como essa, relatadas pelo parlamentar à Comissão, podem atingir cerca de 20 mil bebês por ano no Brasil.

Para Hiran Gonçalves, a importância de reforçar e qualificar o atendimento pré-natal às parturientes é uma forma de prevenir mais casos de asfixia em recém-nascidos. “Algo que preocupa muitos nossos neonatologistas, nossos obstetras, a equipe multiprofissional que cuida do nascimento das nossas crianças”, e ter um dia dedicado, acrescentou, auxiliará o Poder Público a elaborar mais políticas públicas para o Sistema Público de Saúde.
“É uma iniciativa de conscientização sobre a importância do pré-natal bem feito, de levarem as grávidas a um serviço de qualidade, com todo um suporte necessário ao acompanhamento e prevenção desse problema de saúde pública”, disse o senador de Roraima.

A matéria aguarda o tempo regimental para a apresentação de recursos e, posteriormente, será levada a plenário para votação dos parlamentares.

 

 

Veja também

Topo