Eder Lourinho quer apoio do governo para produtores atingidos pelo fogo

Parlamentar explicou que com a intensa estiagem que o estado enfrenta, muitos produtores e famílias da agricultura familiar têm perdido casas, currais, cercas, animais de pequeno e grande porte. – Foto: Ascom Parlamentar

Preocupado com a situação crítica dos incêndios que vêm causando destruição no meio rural e prejuízos incalculáveis aos produtores e famílias da agricultura familiar, o deputado Eder Lourinho (PSD), solicitoudo governo do estado, em caráter de urgência, através indicação, a criação de um programa estadual de apoio aos produtores rurais atingidos pelos incêndios provocados pelos focos de calor de altas temperaturas que ocorrem atualmente no estado, agravado pelo fenômeno El Niño, que deve se estender até abril deste ano.

O parlamentar explicou que com a intensa estiagem que o estado enfrenta, muitos produtores e famílias da agricultura familiar têm perdido casas, currais, cercas, animais de pequeno e grande porte, e outros bens consumidos pelo fogo e não têm, nesse momento difícil, como recuperá-los ou fazer novos investimentos. “Com as chamas tomando conta dos pastos os animais fogem do local e acarreta prejuízos e penaliza os produtores, já que a maioria atingida pelos incêndios são de famílias simples e trabalhadoras e que não dispõem de poder financeiro para cobrir os prejuízos”, alertou.

Lourinho solicitou também ao governo, com a brevidade possível, a aquisição de ração para os animais das localidades que foram afetadas pelo fogo.Segundo ele, muitos animais, depois dos incêndios, passam fome porque os pastos foram queimados e nãotêm o que comer. Ele disse ainda que nessas regiões é grande a escassez de água e pediu ao governo que providencieágua ou locais para os animais saciarem a sede, e água potável para uso doméstico das famílias atingidas pelo fogo.

O deputado garante que sua proposta vem de encontro as necessidades das famílias e produtores que, ora, passam por dificuldades e sofrimento com a perda de bens adquiridos com muito trabalho e dedicação por muito tempo. “Desta forma, precisamos, além das ações de prevenção e resposta ao desastre, de apoio do governo do estado para minimizar o sofrimento e os danos causados pelos incêndios”, concluiu.

 

Veja também

Topo