Eder Lourinho quer campanha de conscientização sobre queimadas

Parlamentar justificou que Roraima é o Estado com maior número de municípios com focos de incêndios e queimadas do Brasil. – Foto: Ascom Parlamentar

Massificar na mídia local campanhas de conscientização e prevenção de queimadas e uso racional de água e energia elétrica foi proposto pelo deputado Eder Lourinho (PSD), ao Governo do Estado, através indicação protocolada semana passada no Sistema da Assembleia Legislativa. O parlamentar justificou que Roraima é o Estado com maior número de municípios com focos de incêndios e queimadas do Brasil e que muitos dos incêndios ocorrem por ação humana, seja de forma intencional ou por negligência.

Lourinho solicitou também a deflagração de campanhas nas ruas com blitz educativa e distribuição de material informativo visando orientar a população sobre prevenção e orientação sobre as queimadas e uso racional de água e energia elétrica.

“A distribuição de adesivos com os números para denúncias de focos de incêndio pelo aplicativo whatsapp ou via ligação telefônica vai esclarecer melhor a população sobre o assunto, até porque qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônimae repassar as informações ao Corpo de Bombeiros para providências”, explicou.

O deputado quer ainda, palestras de conscientização sobre o tema nas escolas e repartições públicas do estado. Para ele, é importante que os jovens aprendam o quanto isso faz mal para nós mesmos e para o planeta.“Precisamos sensibilizar o público estudantil, estamos formando cidadãos conscientes quanto aos danos desta prática criminosa. Eles também são importantes agentes multiplicadores desta ideia de preservação”, disse o parlamentar alegando a necessidade de buscar aliados nas escolas e no serviço público para prevenir às queimadas.

Outra preocupação do parlamentar é relacionada a longa estiagem que trouxe a escassez de água e, em muitos municípios do estado, inclusive na capital, já começa a faltar água potável.Por outro lado, explica o deputado, o forte calor obriga os usuários a consumirem mais energia elétrica, fato que sobrecarrega o sistema elétrico, criando oportunidade para oscilação e queda de energia e, até, para blackout. “Queremos conscientizar a população da importância de cada um na preservação ambiental e nos cuidados com a nossa saúde e segurança”, concluiu.

Francisco Paes

Veja também

Topo