Edital oferece 10 vagas para professores de inglês em Roraima para programa de aperfeiçoamento nos EUA

Programa é destinado a professores que atuam nas redes públicas de ensino para fortalecer as quatro habilidades linguísticas: compreensão, fala, leitura e escrita em inglês. – Foto: Ascom/Seed

Professores de língua inglesa da educação básica em Roraima têm uma nova oportunidade de aprimorar suas habilidades e expandir os horizontes profissionais. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com a Comissão Fulbright, lançou um edital para selecionar educadores para participar de um curso intensivo de seis semanas em universidades dos Estados Unidos.

O programa oferece 270 vagas para todo o pais e é destinado a professores que atuam nas redes públicas de ensino para fortalecer as quatro habilidades linguísticas: compreensão, fala, leitura e escrita em inglês. Além disso, os participantes terão a chance de vivenciar a cultura americana para enriquecer a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma.

Os Estados e o Distrito Federal terão 10 vagas cada distribuídas por modalidade, sendo: cinco para o curso de nível básico, três para o intermediário, e dois para o avançado. As três modalidades contarão com componentes curriculares específicos para o desenvolvimento de metodologias e objetos de aprendizagem, que deverão ser disseminados pelo professor bolsista após o retorno ao Brasil.

O professor Frederico Nogueira tem 30 anos de experiência lecionando inglês e hoje atua como gerente de estágio no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima, em Boa Vista. Para ele, o programa representa uma oportunidade única de vivenciar o uso do idioma no dia a dia e de explorar aspectos culturais que, até então, só eram acessíveis por meio de filmes e séries.

“É bem gratificante participar desse intercâmbio porque você aprende muitas coisas. Além de participar do curso de imersão, vamos a vários locais, conhecemos muita coisa, como a cultura de lá [dos Estados Unidos] conhece as comidas locais e pratica com os outros alunos. Então é uma oportunidade muito interessante para os professores”, avaliou Nogueira.

Confira os requisitos para se inscrever no programa

Para se inscrever, os candidatos devem ter nível intermediário ou avançado de proficiência em inglês, conforme os critérios estabelecidos no edital. Os interessados devem realizar o teste de proficiência TOEFL ITP, sendo que apenas aqueles que obtiverem notas iguais ou superiores a 400 pontos poderão concorrer às vagas.

As inscrições estarão abertas de 5 de novembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025 pelo site da Comissão Fulbright, e os candidatos devem preencher um formulário online, garantindo que todas as informações estejam corretas e completas. Inscrições incompletas ou enviadas fora do prazo serão automaticamente desconsideradas.

Os professores selecionados receberão apoio financeiro, o que inclui passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional. Após retornarem ao Brasil, os docentes deverão elaborar de um relatório sobre as atividades realizadas e a disseminação dos conhecimentos adquiridos.

Os resultados preliminares da seleção serão divulgados até 22 de março de 2025, e os candidatos selecionados serão informados sobre a modalidade de curso e a universidade responsável pela capacitação. O resultado final será publicado nos sites da Capes e da Comissão Fulbright. O embarque para os EUA está previsto para acontecer entre 26 e 28 de junho.

Winicyus Gonçalves

Veja também

Topo