A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está dando continuidade ao projeto de conscientização ambiental e sustentabilidade, com uma série de ações focadas no plantio de mudas nas escolas da rede estadual.
A iniciativa faz parte da Política de Educação Sustentável ‘Horta na Escola’ e conta com a participação de alunos, servidores e a equipe do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) por meio da Diab (Divisão de Educação Ambiental).
O objetivo é incentivar a responsabilidade ambiental entre os jovens. Essa fase do projeto começou na terça-feira, 5, nas Escolas Estaduais Girassol e Dr. Ulysses Guimarães e segue até o dia 12, incluindo a sede da Seed, com várias atividades práticas e educativas, como o plantio de hortaliças como alface, couve, cebolinha, coentro e pimenta de cheiro.
“Nossa intenção é realizar esse processo de cuidado das hortas em parceria com as escolas e estudantes. Eles acompanharão o desenvolvimento das hortaliças e, posteriormente, colherão os frutos de seu trabalho na primeira quinzena de dezembro”, disse a chefe da Diab, Naiva Pereira.
Durante todo o período do projeto, a equipe da Diab estará realizando transplantes de aproximadamente mil mudas, incluindo alface, couve, cebolinha, coentro e pimenta de cheiro, que serão plantadas em canteiros definitivos das escolas, prontos para o desenvolvimento das culturas.
Cronograma das Ações
As atividades do projeto estão organizadas em um cronograma que se estenderá por várias escolas da rede estadual e incluirá diversas ações de plantio e conscientização ambiental. Confira as datas das próximas atividades:
7 de novembro – Entrega de mudas de hortaliças aos servidores da Secretaria de Educação
11 de novembro – Escola Raimunda Mota de Andrade
12 de novembro – Colégio Estadual Militarizado Vitória Mota Cruz