
Estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva iniciaram, nesta sexta-feira, 23, mais uma etapa do Parlamento Jovem Roraimense (PJR). A atividade, conduzida por Leonice Bezerra, servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), incluiu uma palestra sobre cidadania e o funcionamento da Justiça Eleitoral.
Durante a capacitação, os alunos conheceram o funcionamento da urna eletrônica e participaram de uma votação simbólica. Leonice explicou aos estudantes como o voto fortalece a democracia. “Eles estão compreendendo que a participação política começa na escola e se estende para a vida toda”, afirmou.
A gestora da escola, Luciana Bezerra, destacou o envolvimento dos alunos e o entusiasmo com o projeto. Segundo ela, “eles foram muito receptivos e estão participando ativamente de todas as etapas. As meninas, em especial, estão muito engajadas, demonstrando grande interesse pelo processo”.

Entre os candidatos, está Ana Clara Oliveira, de 16 anos, que demonstrou empolgação com a nova experiência. “Está sendo tudo muito novo e interessante. Sou candidata e defendo o tema ‘emprego e empreendedorismo’, porque muitos jovens querem trabalhar, mas não têm oportunidade”, declarou.
A assessora de apoio do projeto, Josiane Nogueira, ressaltou a importância do programa como ferramenta de educação cidadã. “Nosso objetivo é que os jovens vivenciem o funcionamento do sistema democrático, aprendam a dialogar e proponham soluções para os problemas das suas comunidades”, explicou.

O que é o Parlamento Jovem Roraimense?
O Parlamento Jovem é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. Por meio dele, os jovens participam de todas as etapas de um processo eleitoral, desde a candidatura até a simulação de atividades parlamentares na Assembleia Legislativa.
Além de promover a consciência política, o projeto busca aproximar os estudantes das instituições democráticas e fomentar o protagonismo juvenil em suas comunidades escolares e locais.

Partidos temáticos e atuação parlamentar
Após as eleições, os 24 deputados jovens eleitos passam a atuar na Assembleia Legislativa até dezembro. Durante esse período, eles participam de sessões mensais, onde apresentam, discutem e votam propostas relacionadas a temas de interesse dos jovens.
Os candidatos se organizam em partidos temáticos, diferentes dos partidos políticos tradicionais. Entre os temas representados, estão:
· agricultura familiar;
· educação;
· emprego e empreendedorismo;
· esporte e cultura;
· juventude;
· meio ambiente;
· saúde;
· segurança;
· trânsito e transporte.

Cronograma do PJR 2025
· 22/4 a 6/5 – sensibilização de professores e alunos;
· 7 a 14/5 – inscrição dos candidatos;
· 20/5 – entrega das fichas e fotos ao TRE;
· 22/5 a 6/6 – palestras nas escolas;
· 9 a 18/6 – campanha eleitoral;
· 12 a 24/6 – treinamento dos mesários;
· 26/6 – eleição dos deputados jovens;
· 18 a 22/8 – diplomação e posse.
Após a posse, os deputados jovens iniciam a segunda fase do projeto, quando participam de sessões na ALE-RR e desenvolvem propostas com seus colegas. A atividade estimula o debate, a negociação e construção de soluções em grupo.
Além da prática política, os jovens desenvolvem habilidades como oratória, liderança, trabalho em equipe e pensamento crítico. O programa promove uma vivência real do papel do legislador e reforça a importância do engajamento político da juventude.
Escolas participantes da edição 2025
Capital:
1. EE Monteiro Lobato
2. CEM VI Professora Maria de Lourdes Neves
3. EE Ayrton Senna da Silva
4. EE Mário David Andreazza
5. CEM V Doutor Luiz Ribeiro de Lima
6. EE Indígena Adolfo Ramiro Levi
Interior:
1. Alto Alegre – EE Indígena Riachuelo
2. Bonfim – CEM Aldebaro José Alcântara
3. Iracema – EE Dom Pedro II
4. São Luiz do Anauá – CEM XX João Rodrigues da Silva