“Educação e Sustentabilidade na Amazônia” é tema do 3° Congresso Mundial da ICLEI em Boa Vista

O evento ocorre entre os dias 19 e 21 de março, com o objetivo de incentivar os municípios associados utilizarem a educação como principal ferramenta para implementar iniciativas transformadoras. – Fotos: Semuc/PMBV

Na próxima semana, entre os dias 19 e 21, Boa Vista vai sediar o 3° Encontro Regional ICLEI Amazônia – Governos Locais Pela Sustentabilidade, no Teatro Municipal. Além de trocar conhecimento sobre futuras práticas sustentáveis duradouras, o momento também é dedicado para mostrar as ações já implementadas na capital. O município é referência na educação e a missão é trabalhar para um futuro sustentável.

O principal objetivo do evento é incentivar os municípios associados ao ICLEI a utilizarem a educação como principal ferramenta para implementar iniciativas transformadoras. E para isso, vai reunir gestores da região Norte. O debate para construir um futuro ainda mais sustentável na capital, vai abordar a resiliência climática, manutenção da biodiversidade e a importância do ecossistema amazônico.

As palestras serão ministradas por importantes nomes da educação ambiental e secretários do Meio Ambiente da Região Norte e Nordeste. Serão abordados temas como “Desafios e Oportunidades da Educação Ambiental e Climática”; “Educação e Cultura como Fatores de Integração frente às Dinâmicas Populacionais” e “Educação pela Sustentabilidade: boas práticas”.

Além da teoria, os visitantes também irão à comunidade indígena Darora, para apreciação de uma das iniciativas sustentáveis da Prefeitura de Boa Vista, a Usina Fotovoltaica, que utiliza painéis solares para o abastecimento de energia em seu território.

O ICLEI

Sigla para International Council for Environment Initiatives (“Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais”, em tradução livre), o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, contribui com políticas de sustentabilidade e impulsiona ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em oito países.

Ana Luiza Cardoso

 

Veja também

Topo