Para dar as boas-vindas e apresentar um pouco do primeiro curso de especialização promovido pelo CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), foi realizada, na noite desta segunda-feira, dia 11, a aula inaugural da pós-graduação em Educação Empreendedora do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima).
O local escolhido para o evento, que contou com a palestra “A educação empreendedora como chave do desenvolvimento local”, ministrada pelo professor Vinícius Tocantins, foi o auditório do CBV (Campus Boa Vista), que recebeu parte das pessoas matriculadas na formação, amigos e familiares, além do corpo técnico, dos professores responsáveis pelo curso e dos gestores da instituição.
O diretor-geral do CBVZO, professor Isaac Sutil, fez questão de destacar que este se trata de um momento marcante para a história de uma das unidades de ensino mais novas do IFRR, já que é a primeira vez que o campus oferece um curso de especialização.
“Somos gratos por vocês terem escolhido se qualificar melhor conosco e conquistado essa vaga. E estamos aqui para, além de lhes dar boas-vindas, reafirmar que todos os servidores da instituição estarão dedicados a contribuir para que alcancem seus objetivos e tenham todo o êxito que buscam”, declarou o professor durante discurso de abertura do evento.
A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, também enfatizou o reconhecimento que todo o corpo docente e técnico do instituto dá à missão de contribuir para a formação de novos profissionais para o mundo do trabalho, sendo este momento considerado por ela também especial para a história da Rede Federal em Roraima.
“Essa especialização somente foi possível pelas ações de articulação promovidas pelas equipes da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e demais pró-reitorias do IFRR envolvidas, que se mobilizaram, em um esforço conjunto, para viabilizar a ideia trazida pelo Poder Executivo de Mucajaí e fechar essa parceria, e também pela ação da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Instituto Federal do Amazonas, uma das grandes responsáveis pela viabilização da execução desse curso em Roraima, além da dedicação das equipes da Diretoria de Políticas de Educação a Distância, organizadoras tudo para que vocês pudessem hoje estudar na estrutura que oferecemos nessa modalidade. É uma honra para nós trabalharmos em prol de uma educação de qualidade para vocês”, disse a reitora.
Luís Henrique, graduado em Administração, e agora estudante do curso de Educação Empreendedora, disse que vê na especialização uma oportunidade de atualizar os conhecimentos na área do empreendedorismo e inovação e adquirir outros para empregar tanto na área educacional como em diversos setores da sociedade.
“O contexto do curso voltado para a educação empreendedora foi um dos atrativos para mim, pois acredito na possibilidade de, além de adquirir e renovar conhecimentos, pôr em prática novas ideias, com possibilidades de surgimento até mesmo de novos negócios tanto na área acadêmica como em outras áreas da sociedade que requerem profissionais com essa capacidade e formação em empreendorismo e inovação”, declarou o aluno.
Também matriculada na especialização, a acadêmica Jennifer Gindin destacou a oportunidade que o curso dará aos participantes de poderem atuar, de forma mais participativa, para a propagação do empreendedorismo em Roraima.
“Escolhi fazer essa pós-graduação no IFRR porque enxerguei a oportunidade de contribuir para o aumento do empreendedorismo no estado, além de criar novas soluções para problemas existentes e contribuir para o desenvolvimento do local onde vivemos”, comentou a estudante, destacando estar com expectativas positivas em relação à nova formação.
Especialização
O curso de pós-graduação em Educação Empreendedora do CBVZO ocorre na modalidade EAD (Educação a Distância) e foi viabilizado por meio de uma ação de cooperação entre o IFRR, o Poder Executivo do Município de Mucajaí e a Faepi (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização) do Ifam (Instituto Federal do Amazonas).
A coordenadora de Educação a Distância (EAD) do CBVZO, professora Fernanda Casal, comentou que oferta do curso pela unidade de ensino da zona oeste representa a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes para o desenvolvimento da cultura empreendedora e da inovação não só no contexto em que o campus está inserido, mas também em todo o Estado de Roraima.
“Existe, no âmbito do CBVZO, um perfil do corpo docente para a oferta de cursos na área de educação, gestão e negócios, o que evidencia a plena adequação da oferta do curso de especialização com as vocações acadêmicas do campus. Nossa expectativa é atender a esse papel indutor da formação empreendedora capaz de proporcionar relevantes impactos para o desenvolvimento local e regional”, informou Fernanda.
Segundo ela, ao todo, 158 pessoas, divididas em quatro turmas, foram selecionadas para a especialização, com previsão de 18 meses de duração e carga horária total 360 horas, distribuídas entre os seguintes eixos temáticos: empreendedorismo e educação; conhecimentos técnicos e comportamentais para a atuação empreendedora; gestão e planejamento de negócios inovadores.
Perfil profissional
Os acadêmicos formados em Educação Empreendedora pelo CVBZO, ao final do curso, deverão ter desenvolvido competências e habilidades empreendedoras, e incorporado os conhecimentos e princípios do empreendedorismo, visando ao melhor planejamento e execução de atividades diversas nas mais distintas áreas do conhecimento.