
A Escola do Legislativo (Escolegis) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encerrou nesta sexta-feira, 28, as turmas presenciais de março dos cursos de Pão Caseiro Recheado, Amigurumi (intermediário) e Libras (intermediário). As capacitações, com direito à certificação, têm transformado vidas e aberto espaço para novas oportunidades.
É o caso do empreendedor Diógenes Gomes, que trabalha com delivery de pães caseiros e aproveitou o curso de Pão Recheado para aumentar o portfólio do seu negócio.

“Esse é o primeiro curso que faço na Escolegis. Quando fiquei sabendo, pensei que precisava fazer para aumentar meu nível técnico e adquirir mais conhecimento. Quero aprender novas técnicas de recheio, de massa e outras coisas além dos pães, mas sempre voltado para a área de panificação”, compartilhou.
A experiência prévia na área facilitou a absorção dos novos conhecimentos. No entanto, para o empreendedor, a qualidade das técnicas, a clareza da linguagem e a eficácia dos métodos de ensino foram igualmente importantes. “Como já possuía certo conhecimento, foi mais fácil aprender. As técnicas, a maneira como a professora explica e seus métodos de ensino foram excelentes, o que nos permitiu colocar tudo em prática com grande facilidade”, afirmou Gomes.

Prático e gratuito
A dona de casa Samarys Aray, que migrou para Roraima há três anos, também encontrou na Escolegis uma forma de se qualificar. Desde que conheceu a instituição, já concluiu diversos cursos, incluindo salgados, bolo de pote, libras e inglês. Para ela, os principais diferenciais das formações são a praticidade e a gratuidade.
“Os cursos aqui são totalmente gratuitos. Conseguimos estudar rapidamente, sem os custos dos cursos tradicionais. Na Escolegis, temos uma grande oportunidade para quem não pode pagar por capacitação. Os professores são excelentes, explicam de forma acessível e sempre tiram nossas dúvidas”, acrescentou a aluna.
Após finalizar o curso de Amigurumi, Samarys planeja incorporar a técnica de crochê japonês às suas habilidades manuais. “Fiz o curso para aprender novas técnicas. Já sei fazer laços e ‘bico de pato’, mas quero me aperfeiçoar em várias habilidades, sem me limitar”, contou orgulhosa, exibindo um boneco em formato de cenoura produzido durante a capacitação.

Desenvolvimento pessoal e profissional
Com 80 vagas, uma boa parte dos alunos dos cursos de Libras – Intermediário (Língua Brasileira de Sinais) conseguiu concluir a modalidade, sendo egressos do nível básico. “Foi uma turma que iniciou no nível básico, e metade dos alunos continuou até aqui. Utilizamos diversas dinâmicas, como bingos, e procuro diversificar bastante para facilitar o aprendizado e a memorização dos sinais e frases dentro de um contexto geral. Conhecemos vários sinais, desde os mais básicos até os intermediários, e estamos avançando cada vez mais”, explicou a professora da modalidade, Cláudia Borges.
Uma das alunas do curso, a atendente Letícia Nascimento, percebeu a necessidade de aprender a linguagem de sinais para superar desafios em sua rotina de trabalho.

“No meu caso, é mais porque, quando chegam clientes que têm alguma dificuldade de comunicação, eu não consigo me comunicar com eles. Aí eu tento, mas, aos poucos, a gente vai conseguindo. Então busco atender melhor e adquirir mais conhecimento para mim mesma, porque conhecimento nunca é demais”, destacou.
Agora, a professora Cláudia convida os alunos como Letícia a prosseguirem sua jornada de aprendizagem com o início do nível Avançado de Libras, a partir de segunda-feira (31). “No avançado, trabalharemos mais com textos e situações do dia a dia, especialmente voltadas para atendimentos, que são fundamentais nesse momento. O foco será o uso prático da Libras no cotidiano”, adiantou a instrutora.

Novo ciclo
Em março, a Escolegis abriu 630 vagas presenciais para 15 modalidades, incluindo cursos nas áreas de artesanato, gastronomia, beleza, idiomas e qualificação técnica. Para as celebrações da Páscoa, foram oferecidos os cursos de Ovos de Páscoa Trufados, Lembrancinhas em EVA e Balões Personalizados. Na área de beleza, foram disponibilizados os cursos de Designer de Sobrancelhas, Oficina de Maquiagem e Extensão de Cílios, sendo este último oferecido até 1º de abril.
Para abril, a instituição disponibilizou 740 vagas em 12 modalidades de cursos diferentes, com 100 vagas destinadas ao curso preparatório para o vestibular da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).
“Hoje finalizamos três cursos pela manhã. À tarde, finalizamos mais três, e à noite, mais três, ou seja, são nove cursos que estão sendo finalizados nesta sexta-feira. Já temos vários cursos iniciando na próxima segunda-feira, e um dos mais procurados é o preparatório para a Uerr”, destacou a diretora da Escolegis, Lene Matos.
Os interessados em participar das próximas capacitações podem acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr). Além das aulas presenciais, na Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade, Boa Vista, a Escolegis oferece modalidade EaD, ampliando o acesso à qualificação profissional.