Eleitos do Parlamento Jovem Roraimense 2024 participam de ensaio de instalação da sessão de posse que ocorre na próxima quarta-feira

No Plenário, os jovens parlamentares receberam orientação sobre os principais trâmites de uma sessão legislativa. – Foto: Eduardo Andrade | SupCom/ALERR

Os estudantes Vick Oliveira, Deise dos Santos Lopes e Paulo Henrique Carvalho da Cruz, eleitos Parlamentares Jovens Roraimenses em 2024, participaram na tarde desta sexta-feira, 7, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, de ensaio preparatório para sessão de posse que vai ocorrer na próxima quarta-feira, 12, na Assembleia Legislativa de Roraima.

Os trâmites são iguais ao rito comum do Poder Legislativo, Explicou Daniel Garcia

Conduzido pela Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, em parceria com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) e TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o Parlamento Jovem Roraimense é um projeto para engajar estudantes do 1º ano do ensino médio nas diferentes etapas do processo de seleção de representantes políticos.

Neste encontro, a presidente e os dois secretários ad hoc foram instruídos a leitura do Termo de Posse, juramento, condução até a Mesa Diretora e seguimentos dos demais colegas junto aos parlamentares padrinhos. As instruções integram o rito no Regimento Interno da Casa Legislativa.

“Por ser uma cerimônia e tem muitos detalhes, é um procedimento normal até mesmo com os deputados nós fazemos um ensaio para que no dia, com público e transmitido pela TV, ocorra tudo bem”, explicou o diretor de Processo Legislativo, da Superintendência Legislativa da Assembleia, Daniel Garcia.

Vick Oliveira conduzirá os primeiros momentos da sessão de instalação da 2ª Legislatura do PJR

Thayamilly Oliveira, cujo nome parlamentar é Vick Oliveira, é a PJR mais velha e conduzirá a abertura da Segunda Legislatura do Projeto do Poder Legislativo. “Estou bem feliz por ter sido convidada a ficar junto aos secretários e eu acho muito importante também porque sou do interior e quero mostrar ainda mais meu município”, disse a estudante que defende a substituição de livros didáticos impressos por tablets com conteúdo em PDF.

Vick esteve acompanhada da assistente de aluno Leuziane Aguiar que ressalta a participação de mais jovens no processo político. “Acho muito importante para o desenvolvimento do aluno para que ele veja um novo ambiente, para se adaptar e ver novos horizontes, assim como acompanhar, pois o jovem tem que ter mais liberdade e ver como funciona [o Poder Legislativo]”, contou Leuziane.

A chefe do Cerimonial, Silvia Macedo, conduziu os ensinamentos durante o ensaio

A chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa, Silvia Macedo, conduziu o ensaio. Ao lado dos participantes, ela acompanhou as leituras, passou dicas de entonação de voz, de comportamento e guiou os passos de cada um conforme o cargo desempenhado para a sessão de instalação.

“Muito gratificante, pois eu precisava deste momento com eles, com a presidente jovem eleita que vai conduzir o rito e é fundamental neste momento e com os dois [secretários] ad hoc. Dia 11 será o ensaio geral e eles já estarão habituados com o roteiro”, complementou Silvia.

Entre as novidades para esta edição do Parlamento Jovem Roraimense está a participação de cinco escolas do interior de Roraima, sendo uma delas indígena. “Nesse momento partimos para a segunda etapa do Parlamento Jovem. Na primeira fizemos a mobilização que culminou na eleição e nesta segunda parte a gente começa com as posses”, enfatizou a mobilizadora do projeto, Karen Barroso.

Confira os parlamentares jovens roraimenses, eleitos para segunda Legislatura do projeto, por município e escola:

BOA VISTA

Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio: Júlia Oliveira e Arthur Aniceto

Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto: Ryan Silva 244 e Amanda Fernandes

Escola Estadual Lobo D’Almada: Arthur Vinícius, Jamylle, Renan Barbosa e Deise Lopes

Escola Estadual Gonçalves Dias: Mateus Araújo e Paulo Henrique

Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos: Tiago Pires, Freinyer José e Gabriel Reyes

ALTO ALEGRE

Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira: Marcelo Ferreira e Eyshila Souza

CANTÁ

Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa: Josué Miguel e Nanda

Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante: Janete Adão

CARACARAÍ

Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra: MBAPPE e Letícia

MUCAJAÍ

Escola Estadual Padre José Monticone: Vick Oliveira e Saidimar Narvaez

RORAINÓPOLIS

Escola Estadual José de Alencar: Brenda Rodrigues e Pedro Lucas

Yasmin Guedes Esbell

Veja também

Topo