Nesta terça-feira, 18, o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) esteve na Unidade Básica de Saúde São Pedro, localizada no Centro da cidade, após denúncias de usuários sobre a falta de medicamentos básicos no local.
Entre os medicamentos mais procurados estão aqueles para tratamento de diabetes, hipertensão, verminoses e doença de Parkinson, como AAS, alendronato de sódio, captopril, atenolol, metformina, albendazol, salbutamol e prednisona.
“Estou encaminhando as informações colhidas no local ao prefeito da cidade, para que tenha ciência que essa é uma questão urgente aos nossos munícipes. Sugeri ao chefe do executivo municipal que crie um Sistema de Gestão de Estoques Informatizado, para que seja feito o monitoramento em tempo real do estoque; ainda que realize inventários regulares para garantia de que dados desse sistema sejam atualizados e uma análise do histórico de consumo”, sugeriu Ítalo.
No ofício encaminhado ao Gabinete do Prefeito Arthur Henrique (MDB), o vereador também sugere que se tenha um planejamento para aquisição de medicamentos, que se estabeleça critérios mais confiáveis na garantia de entrega de medicamentos por fornecedores, que faça compras coletivas para garantir melhores preços, que se tenha logística otimizada e pontos de distribuição alternativos.
“Também pedi que a prefeitura tenha transparência na lei 1.975 de 08 de maio de 2019 de minha autoria que obriga o município a disponibilizar em local visível a lista de medicamentos disponíveis na rede pública e pedi ainda que estabeleça canais em que a população pode dar feedbacks sobre o atendimento”, finalizou.
A lista de sugestões para melhoria no atendimento na saúde pública municipal conta com 16 sugestões para serem implementadas visando a qualidade no atendimento.