Em prestação de contas, vereador Ítalo Otávio recebe respostas de secretário sobre problemas na saúde municipal

O vereador questionou o fechamento do posto de saúde Délio Tupinambá e a falta de material e medicamentos nas UBS da Capital. – Fotos: Ascom Parlamentar

O vereador Ítalo Otávio (Republicanos) fez questionamentos ao Secretário Municipal de Saúde, Renato Maciel, nesta terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Boa Vista durante prestação de contas da pasta referente aos primeiros quatro meses de 2024.

O vereador questionou o fechamento do posto de saúde Délio Tupinambá que acarretou na sobrecarga nos atendimentos na rede pública de saúde e também apresentou ao secretário que recebe constantemente queixas da falta de material e medicamentos nas unidades básicas de saúde, inclusive a falta de leites específicos no Centro de Recuperação Nutricional Infantil (CERNUTRI).

Quanto a esses questionamentos, o secretário e seu corpo técnico disseram que desativar uma unidade de saúde foi necessário para poder garantir recursos de emenda parlamentar para reconstruir a unidade de saúde.

Maciel disse ainda que o vereador pode apresentar diretamente a ele as denúncias sobre falta de medicamentos e materiais, mas justificou que o fornecimento depende de empresas de fora que pedem prazos acima de 45 dias para fazer a entrega. Quanto a falta dos leites no CERNUTRI, o secretário também enfrenta burocracia na entrega do nutriente de uma distribuidora em Manaus.

O vereador Ítalo Otávio também colocou um vídeo em que o prefeito Arthur Henrique (MDB) fala sobre o piso salarial da enfermagem. No vídeo o prefeito diz que o Governo Federal teria enviado 785 mil reais para complemento salarial do piso de profissionais que recebiam abaixo do que previa a legislação, e que após estudos, o Governo deveria fornecer mais 600 mil reais para implantar o piso da enfermagem no município e caso isso não ocorresse, se comprometeu em instituir o piso com recursos próprios em janeiro de 2024.

“E a promessa do prefeito não foi cumprida mais uma vez, por isso entendo que existe uma desvalorização profissional em vários setores e que afeta os profissionais de vários corredores, de várias salas e departamentos das unidades de saúde do estado”, apontou Ítalo.

O vereador não obteve uma resposta direta sobre o piso da enfermagem, mas vai continuar oficializando em busca de explicações do prefeito sobre a promessa com prazo feita aos profissionais da área.

Ainda na prestação de contas, o vereador reiterou o questionamento que faz em todas as audiências, referente à castração de animais de rua. Sobre isso, o corpo técnico da secretaria informou que a Unidade de Controle de Zoonoses vai passar por uma reestruturação para realizar a castração desses animais.

Topo