
A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) promoverá, nas próximas quarta, 28, e quinta-feira, 29, a 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária, que ocorrerá no auditório da Secretaria. O evento visa compartilhar experiências e desenvolver políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, inclusão social e geração de emprego e renda.
A conferência reunirá representantes de diversos setores da sociedade, incluindo gestores públicos, empreendedores, cooperativas e movimentos sociais. Durante os dois dias de evento, a proposta é fomentar um espaço de diálogo rico e propositivo, identificando as prioridades, estratégias e troca de conhecimentos que contribuam para o fortalecimento da economia popular e solidária no Estado. Esse processo se dará por meio de mesas redondas, oficinas e debates que abordarão os desafios e as perspectivas da economia popular e solidária.
“Acreditamos que a união de esforços entre diferentes setores é fundamental para promover uma economia mais justa e fortalecer a organização social e economia popular e solidária, promovendo a democracia, a autogestão e o desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária da Setrabes, Tânia Soares.
Evento fortalece políticas estruturantes do setor
O coordenador estadual da Política de Emprego, Trabalho e Renda, Gabriel Maciel, explicou que o evento busca reafirmar a economia solidária como política pública estruturante, promovendo debates sobre avanços, desafios e ações estratégicas para fortalecer o setor.
“A Conferência tem o objetivo de fortalecer e promover desenvolvimento sustentável e a inclusão social. O evento será dividido em vários eixos com diversas temáticas. Além de contribuir para a institucionalização da economia solidária com política pública criando condições para implementação e fortalecimento das experiências e criações dos planos territoriais e estaduais”, finalizou.
Durante a Conferência também será eleita a delegação que representará Roraima na Conferência Nacional de Economia Solidária, prevista para acontecer no mês de agosto, em Brasília (DF).