Enfermeiro de Roraima integra missão humanitária de apoio ao Rio Grande do Sul

Essa é a segunda vez que Jocerley Bazilo de Souza é convocado pela FNS para atuar em ações humanitárias. – Foto: Ascom/Sesau

A tragédia ambiental no Rio Grande do Sul tem mobilizado uma onda de solidariedade em todo o país, e Roraima tem imenso orgulho de fazer parte dessa corrente do bem.

Em resposta ao chamado da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), uma iniciativa do Ministério da Saúde, o Estado destinará um profissional da Rede Estadual de Saúde para integrar uma das várias missões humanitárias que estão oferecendo atendimento em saúde à população gaúcha.

Trata-se do enfermeiro intensivista, emergencista e especialista em resgate aeromédico, Jocerley Bazilo de Souza. Atualmente, ele exerce a função de coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente do HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), principal referência do Estado no cuidado de gestantes e recém-nascidos.

A ida dele ocorrerá na madrugada desta sexta-feira, dia 07, com conexão inicial em Brasília. De lá, ele embarca em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) que pousará na cidade de Canoas (RS), onde haverá uma reunião para definir a distribuição dos profissionais para as áreas que mais necessitam de atenção.

“Para nós é uma honra poder colocar em prática o que aprendemos no nosso dia a dia. Eu tenho experiência de 8 anos no SAMU Boa Vista e mais 15 anos como enfermeiro, e conta muito saber que a gente pode levar um pouco do nosso conhecimento para pessoas que necessitam de apoio nesse momento difícil”, afirmou.

Essa é a segunda vez que J.C., como é conhecido no HMI, é convocado pela FNS para atuar em ações humanitárias. Em 2022, ele foi designado para auxiliar no socorro aos moradores de Macapá (AP), que à época enfrentavam um violento surto de gripe.

“Como tenho três especialidades, que acredito serem importantes para atender a população do Rio Grande do Sul, creio que possa ficar em uma delas [áreas]. Ou em uma UTI Intensiva, dando acolhimento a pessoas que estão internadas, ou no transporte aeromédico”, completou.

Para o diretor administrativo do HMI, Edgar Hoover, a ida do profissional reforça o protagonismo da saúde de Roraima para todo o país.

“Ele também é uma referência para o Estado como enfermeiro, atua há anos nessa profissão e também no SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], e também é uma honra para o Hospital Materno Infantil ter um enfermeiro de referência integrando essas ações de ajuda e de empatia ao próximo”, pontuou.

Minervaldo Lopes
Topo