Escola de Boa Vista cria “Espaço Maker” para aprimorar a qualidade de ensino para as crianças

A Escola Municipal Palmira de Castro Machado o construiu com parte do valor dos prêmios Delacir e Destaque SAEB. – Fotos: Semuc/PMBV

Trazer inovação para o processo de aprendizagem da criançada é uma das marcas das escolas da capital. No caso da Palmira de Castro Machado, por exemplo, os alunos agora contam com o Espaço Maker Profª Maria das Graças, inaugurado na quinta-feira, 15. Nele, os alunos terão acesso a chromebooks, tablets, material de ciências humanas e naturais, além de jogos de matemática.

O Espaço Maker é fruto das conquistas da escola. Em 2023, a unidade ficou em 2º lugar na categoria Ensino Fundamental Grande Porte do Prêmio Municipal Referência em Gestão Escolar Professora Delacir de Melo Lima, conhecido como “Óscar da Educação”. Também garantiu o Destaque SAEB/BV. Os prêmios foram investidos nas crianças, estimulando a criatividade, empreendedorismo e inovação por meio do novo espaço. Afinal, os pequenos são o futuro da capital.

“Fico muito feliz em chegar a um ambiente educacional e enxergar vida. Na Palmira é exatamente assim. Os alunos, gestores, assistentes e cada profissional dão identidade e charme para a escola. Uma boa gestão é aquela que valoriza o aprendizado e conforto das crianças e as escolas da rede municipal tem isso de sobra”, contou a secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes.

O futuro da educação em Boa Vista será inovador

O Espaço Maker vai dar a oportunidade de criar e planejar. Com o sistema solar no teto, luz azul que lembra o espaço sideral e outros diversos materiais educacionais, esse é o local perfeito para trabalhar as ideias na mente dos pequenos. É um momento que marca a educação em Boa Vista. Para usá-lo, os professores deverão fazer um agendamento conforme o plano de aula, explicou o gestor Marcos Antônio.

“Esse projeto faz parte da Quarta Revolução Industrial, que insere as tecnologias avançadas na nossa vida, trabalho e nos relacionamentos. A educação é o primeiro passo. É uma honra e muito gratificante poder ajudar a comunidade escolar com essa entrega. Também conseguimos carrinhos interativos móveis para as professoras de Artes para facilitar a locomoção entre as salas. Estou muito feliz”, afirmou.

Quem também está contente é a pequena Ana Célia, de 9 aninhos. Por eleição entre os próprios alunos, ela tornou-se a prefeita do turno vespertino. E com os vereadores (um em cada turma), faz parte do Conselho Estudantil. A “miniprefeita” foi uma das primeiras a conhecer o Espaço Maker para garantir que os seus colegas serão bem tratados durante o uso nas aulas.

“Não estou aguentando de ansiedade para conhecer cada detalhe desse espaço. Vamos aprender mais sobre ciências e coisas tecnológicas de uma forma mais legal e inovadora, então mal posso esperar”, disse Ana, animada.

Uma homenagem especial para alguém muito especial

O espaço leva o nome de uma pessoa que mudou a vida de muitas crianças durante o seu caminho na Terra. Maria das Graças, ou Gracinha, como era carinhosamente chamada pela comunidade escolar, sofreu uma parada cardíaca em agosto de 2023 e não resistiu. A família da professora participou da inauguração e segurar a emoção foi uma tarefa difícil.

“Ter o nome da minha mãe em um espaço que vai revolucionar a educação em Boa Vista é uma honra muito grande. Eu não imaginava, mas vejo que não poderia ser diferente. É a cara dela. O luto é muito difícil e participar desse momento trouxe conforto para o nosso coração. Ela tinha um carinho enorme por essa escola e essas crianças”, relatou a administradora Mirella Tubino, filha de Gracinha.

Bruna Norales

Veja também

Topo