Para modernizar o processo de ensino e aprendizagem, a Escola do Sesi realizou a entrega de 69 notebooks aos alunos do 1° ano do ensino médio. Os computadores portáteis contam com todos os materiais de estudo do ano letivo e substituirão os tradicionais livros didáticos.
A ação faz parte do Programa Sala de Aula Digital, que consiste em priorizar com intencionalidade pedagógica, o uso de metodologias ativas com a integração de tecnologias tradicionais, atuais e emergentes para a Educação Básica, desta forma, elevando ainda mais a qualidade do ensino.
De acordo com a diretora da Escola do Sesi, Gardênia Cavalcante, a entrega dos computadores promoverá uma educação diferenciada, viabilizando o uso de material didático digital com uso de tecnologias integradas.
Para ela, a ação representa um avanço na qualidade do ensino, possibilitando, agora, a usabilidade de novas ferramentas que antes eram pouco exploradas. Os alunos terão acesso direto ao Portal Sesi de Educação Básica, como também ao Programa de Educação Tecnológica, além de outras fontes de estudo.
“A partir de agora os alunos usarão notebooks dentro da sala.Assim, as aulas irão acontecer de forma mais interativa por meio da tecnologia. Vai ter uma ampliação dos conhecimentos voltados para essa pegada mais digital, trabalhando conceitos dentro do mundo virtual, como, por exemplo, a tecnologia 3D, realidade aumentada, tudo dentro do material didático, que está no Portal Sesi de Educação”, destacou Gardênia.
A diretora da Escola do Sesi acrescenta, ainda, que outras turmas também devem ser contempladas com o Programa Sala de Aula Digital, iniciando no 1º ano do ensino médio e aumentando gradativamente.
“Tem um estudo sendo realizado para contemplar também as turmas 8º e 9º ano, porém, é um projeto que ainda estamos trabalhando. Até o momento, o ensino médio está sendo contemplado e com isso estamos aprimorando ainda mais a formação dos alunos”, enfatizou a diretora.
A distribuição dos notebooks será feita por meiode comodato, ou seja, o aluno recebe o computador pessoal para usar como ferramenta de estudo, inclusive, podendo levar para casa, entregando apenas depois que concluir o ensino médio.