Prefeitura entrega três novas creches na zona oeste de Boa Vista

Em dois anos de gestão, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, praticamente dobrou o número de vagas ofertadas para crianças de 2 e 3 anos e 11. – Fotos: Giovani Oliveira/Semuc-PMBV

A Prefeitura de Boa Vista entregou na manhã desta segunda-feira, 29, três novas creches no Núcleo do Pintolândia, com capacidade para atender 150 crianças com idade entre 2 e 3 anos e 11 meses. Esta é a terceira obra entregue pelo maior Programa de Ampliação de Escolas e Creches de Boa Vista, praticamente dobrando o quantitativo de crianças matriculadas desde o início de sua gestão, com mais de 2.044 novas vagas criadas para esta faixa etária.

“Com essa inauguração, já são cinco creches novinhas entregues na minha gestão. Outras sete estão em construção e três estão em fase de licitação para os bairros Airton Rocha, Araceli e Pedra Pintada. Me orgulha muito cumprir mais esse compromisso, em entregar não só novas creches, mas uma educação de qualidade que é referência para outras capitais em estrutura, metodologia de ensino alinhada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), merenda escolar de qualidade e assistência com leite. Tenho certeza que esse investimento fará toda diferença no futuro dessas crianças”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Atualmente, 4.482 crianças estão matriculadas na educação infantil do município, sendo 3.003 nas creches e 1.479 em unidades conveniadas. Até o fim de 2023, a previsão é atender, no total, 4.900 crianças com a entrega de mais três creches no Núcleo Senador Hélio Campos, duas creches no Núcleo do Nova Cidade e com a ampliação das escolas Vila Jardim, Waldinete de Carvalho e James Macellaro.

Elisabeth Oliveira, mãe do pequeno Isaac, de 3 anos, conseguiu a vaga para o filho em uma das novas unidades. “Estou muito feliz que ele será atendido aqui. Meu coração está tranquilo por saber que ele estará em boas mãos enquanto estou no trabalho. Creio que Isaac vai amar estudar, fazer amigos e vai aprender muito”, contou.

Já Kennedy Corrêa, pai da Sofia, de 3 anos sabe bem o quanto o local tem contribuído para o desenvolvimento da filha, que ingressou esse ano em uma das unidades do núcleo. “Ela simplesmente ama vir pra cá. A equipe tem muito carinho com ela, que inclusive possui uma alergia alimentar e eles têm todo o cuidado. Aqui ela aprendeu a cantar, ama a merenda e está muito feliz. Que ela futuramente tenha boas lembranças dessa época, pois está sendo muito bem acolhida aqui”, explicou.

Diferencial das creches de Boa Vista

As crianças têm uma rotina de aprendizado que já começa desde a entrada da unidade. As aulas são dinamizadas por um professor pedagogo, conforme as diretrizes do Currículo da Educação Infantil. As crianças aprendem brincando e vivenciando experiências que estimulam o cognitivo, a parte motora e a socialização. Elas têm práticas pedagógicas, atividades de lazer, hora do sono e banho, usando os kits dze higiene fornecidos pela prefeitura.

Os cuidados, a higiene e o acompanhamento no ambiente escolar são uma importante missão do cuidador. As crianças, que ficam em período integral, recebem quatro refeições diárias (café da manhã, cesta, almoço e lanche da tarde). A alimentação é balanceada seguindo o cardápio elaborado por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Durante as reuniões mensais com os pais, as crianças também recebem três latas de leite para garantir o complemento alimentar.

Todo esse cuidado é resultado de uma gestão que tem compromisso com a educação de qualidade, reforçando as políticas públicas voltadas à primeira infância. Boa Vista é referência no tema, parceira de instituições internacionais e recebe com frequência representantes de prefeituras e órgãos especializados em desenvolvimento infantil do Brasil e do mundo que vêm conhecer as boas práticas aplicadas na capital.

As homenageadas

As unidades receberam nome de profissionais que fizeram história com seu trabalho de amor e dedicação pela profissão.

Silvia Costa Nakayama – Formada em pedagogia, a professora dedicou-se a área de educação por mais de uma década. Atuou na Escola Isete Evangelista e tinha um grande carinho por seus alunos e colegas de trabalho. Silvinha faleceu no dia 25 de março de 2021, vítima da COVID-19.

Antunina Martins de Araújo – atuou na rede municipal desde 2010. Foi merendeira nas escolas Menino Jesus de Praga, Professora Carmem Eugênia Nacaggi, Pequeno Príncipe, Isete Evangelista Albuquerque, Profª Danúbia Carvalho e na Escola Cunhatã Curimim. Ela faleceu no dia 13 de setembro de 2022 em decorrência de um acidente de trânsito;

Raimunda Soares de Sousa – Iniciou sua carreira na área de educação em 1988, lecionando na Escola Municipal Rio Branco. Em 2000 foi aprovada na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e se formou em 2006. Trabalhando sempre com muita dedicação e amor. Faleceu em novembro de 2021 conta de um acidente vascular isquêmico.

Marcus Miranda

 

Veja também

Topo