A Câmara Municipal de Boa Vista promulgou essa semana a lei 2.554/2024, que instituiu a Semana de Combate à Depressão nas escolas municipais da Capital. Conforme a lei, a programação de atividades deve ser desenvolvida na semana do dia 10 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental.
O vereador Manoel Neves, autor do projeto de lei, comentou que a lei é uma resposta à crescente incidência de depressão e suicídio, especialmente entre os jovens na capital de Roraima. Segundo ele, em 2021, o estado ocupou a quinta posição entre os estados brasileiros com o maior número de casos de suicídio, o que evidencia uma necessidade urgente de intervenção do poder público, e a conscientização e a prevenção certamente ajudarão no processo de redução desses índices.
“A Semana de Combate à Depressão deverá fornecer informações, recursos e apoio para prevenir casos graves e reduzir o risco de suicídio entre os jovens. As atividades educativas nas escolas têm o objetivo de ajudar os alunos a entender e gerenciar melhor sua saúde mental”, afirmou Neves.
A nova lei visa sensibilizar a população sobre a importância da identificação precoce e da prevenção da depressão e do suicídio. “Nosso desejo é que essa iniciativa contribua significativamente para a melhoria do bem-estar dos jovens em Boa Vista e que se torne um exemplo para outras regiões”, concluiu.