Estácio e OAB vão realizar roda de conversa sobre violência doméstica

Objetivo é Conscientizar a comunidade acadêmica para a necessidade de trabalhar a prevenção. – Foto: Ascom/Estácio

De acordo com a Rede de Observatórios da Segurança Pública, em pesquisa publicada recentemente, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas no Brasil. O dado preocupante e revelador será um dos temas discutidos por estudantes e profissionais do Direito durante evento organizado pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR) na roda de conversa intitulada: ‘Violência doméstica: precisamos falar sobre isso’.

O encontro será realizado no auditório da OAB, no dia 23 de março, próxima quinta-feira, a partir das 19h, e contará com a participação da juíza estadual Suelen Alves, da defensora pública Terezinha Muniz, da representante da ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica), Catherine Saraiva, e da advogada Shara Alencar, da Comissão de Direito da Família da OAB.

Rozinara Alves

Para a coordenadora do curso de Direito da Estácio, professora Rozinara Alves, é cada vez mais urgente dialogar e, dessa forma, conscientizar a comunidade acadêmica para a necessidade de trabalhar a prevenção, que começa com os jovens. “Ademais, a reflexão sobre esse assunto é importante para contribuir com o rompimento da situação de violência, trazendo conhecimento para que a mulher acesse a rede de proteção necessária, e com isso seja orientada, tendo o conhecimento sobre seus direitos previstos em lei”, ressalta a professora que também é diretora da ESA/OAB.

Ela explica ainda que a Estácio tem promovido, em todas as suas unidades no país, projetos voltados para o mês da mulher e que em Roraima a proposta é reunir a OAB e instituições públicas para debater a violência doméstica e familiar que atinge as mulheres.

A Roda de conversa em Roraima vai reunir todos os órgãos públicos envolvidos na rede proteção à mulher. “Desde o primeiro momento na delegacia, seguindo com a atuação do profissional da advocacia, o trabalho da Defensoria, bem como a atuação do Tribunal de Justiça”, completa.

Ela lembra que a iniciativa faz parte da responsabilidade educacional do Centro Universitário para transformar vidas. “Juntos podemos contribuir para levar orientações que visem não só para a diminuição dos números de violência, mas a informação de uma rede de apoio às mulheres”, afirma, lembrando que o evento é voltado para a comunidade acadêmica, profissionais da advocacia e a sociedade em geral.

Serviço

Roda de conversa sobre violência doméstica: Precisamos falar sobre isso

Data: 23/03/2023

Local: Auditório da OAB/RR – Av. Ville Roy, 4284 – Aparecida

Horário: 19h

Evento gratuito

Alexsandra Sampaio

 

 

Veja também

Topo