Estado de Roraima participa do 9º Salão Nacional de Turismo em São Paulo

Estado se destacou mostrando uma rica diversidade cultural e belezas naturais, além de reafirmar o compromisso com o desenvolvimento do turismo na região. – Fotos: Ascom | Secult-RR

Roraima marcou presença no 9º Salão Nacional de Turismo, promovido em agosto pelo Ministério do Turismo, em São Paulo (SP). A comitiva roraimense contou com a participação dos três presidentes das instâncias de governança regional dos municípios de Amajari, Mucajaí e Caroebe, além de representantes de iniciativas locais.

O Estado se destacou no Salão Nacional de Turismo, mostrando uma rica diversidade cultural e belezas naturais, além de reafirmar o compromisso com o desenvolvimento do turismo na região.

Protagonismo em debate sobre regionalização

Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz, a equipe fez a promoção de Roraima para o público paulista que visitou o evento de forma a atrair visitantes para Roraima.

Além disso, gestores estaduais e municipais participaram da programação do Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, mostrando o protagonismo de Roraima na gestão de políticas de turismo.

Atrativos em destaque

No dia 23 de agosto, na Macrorregião Norte, o diretor Bruno Muniz apresentou a palestra “A Política de Regionalização do Turismo na Amazônia frente às instalações das instâncias de Governança Regional – diversidades e perspectivas”.

No mesmo dia a presidente da Fundação Municipal de Turismo e Cultura de Amajari Maria da Providência e a vice Karynna Makuxi, diretora de turismo do Município de Pacaraima, apresentaram o case do Comitê Extremo Norte de Roraima com o tema “Os desafios e conquistas da regionalização do turismo na Amazônia: O caso da IGR O Extremo Norte de Roraima”.

Entre os destaques, a equipe do Teamar apresentou o projeto Turisteia, que visa promover o turismo sustentável. A empresa Anauá Fishing, especializada em pesca esportiva, teve um espaço no feirão do turismo, destacando as oportunidades da região do Baixo Rio Branco que é destino obrigatório da pesca esportiva em Roraima.

A empresa Roraima Adventure, selecionada por edital do Ministério do Turismo, apresentou o icônico Monte Roraima e diversos roteiros turísticos, comercializando pacotes durante o Feirão do Turismo, que aconteceu paralelo ao Salão.

A cidade de Caroebe apresentou o 3º Torneio de Pesca Esportiva, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro, enquanto Amajari destacou as belezas do Tepequém e da Serra. Mucajaí apresentou a Paixão de Cristo e a Rota das Cachoeiras, promovendo produtos turísticos aos visitantes do estande de Roraima.

O Teamar também lançou o projeto Turistea em parceria com o governo do estado, apresentando a capacitação nacional durante a 65ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Turismo. A iniciativa foi bem recebida por 91 entidades do trade turístico nacional, com previsão de abertura dos cursos para outubro

Jacildo Bezerra

Veja também

Topo