A primeira Orrfil (Olimpíada Roraimense de Filosofia), organizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Uerr (Universidade Estadual de Roraima), trouxe uma oportunidade para jovens estudantes refletirem sobre a importância filosófica e cultural da Amazônia para o Brasil e o Mundo.
O resultado foi anunciado na última terça-feira, 29, e diversos estudantes das escolas estaduais foram agraciados com Menção Honrosa pela participação. Entre eles estão Geovana Rodrigues Cerqueira e Maria Eduarda Costa Gonçalves (Escola Estadual Lobo D’Almada), Joás Mesquita Quintal e Hernan Ernesto Carrero Salas (Escola Estadual Professora Maria das Neves Rezende), Lara Maria Travassos Guimarães (Colégio Estadual Militarizado – CEM Vitória Mota Cruz), Nanda Kelly Pereira da Silva (Escola Estadual de Tempo Integral América Sarmento Ribeiro) e Jhennifer Vitória de Moraes Feitosa (Escola Estadual Monteiro Lobato), além de outros.
“Achei muito legal essa iniciativa de criar uma Olimpíada de Filosofia, até porque é um assunto que hoje em dia não tem muita visibilidade, principalmente aqui. Eu gostei muito, é uma área que me interessa bastante, então foi incrível participar. Fiquei muito feliz de ter recebido a Menção Honrosa, sinto que meus esforços foram recompensados”, afirmou Lara Maria Travassos, do CEM Vitória Mota Cruz.
O coordenador geral da Orrfil, Marcos Alexandre Borges, demonstrou satisfação com o desempenho dos alunos e reforçou a importância da Olimpíada para fomentar o pensamento crítico e a valorização cultural e ambiental entre os jovens da região.
“Cerca de 180 estudantes de todo o Estado participaram deste projeto. O objetivo central da Olimpíada é valorizar o ensino de Filosofia. Alcançamos um sucesso significativo, tanto pelo número expressivo de estudantes mobilizados quanto pela qualidade dos ensaios apresentados. Agradecemos às escolas participantes e aos professoras envolvidos”, afirmou Borges.
Medalhas
A Orrfil também premiou estudantes que se destacaram na competição, como Pedro Enrique dos Passos Morais, vencedor da medalha de ouro pelo IFRR (Instituto Federal de Roraima), e Ana Beatriz da Silva Oliveira, da Fundação Bradesco, ganhadora da medalha de prata. Todos os participantes contribuíram para destacar a importância do debate filosófico na construção de uma sensibilização coletiva sobre o meio ambiente.