Estudantes de Roraima podem participar da Olimpíada Brasileira de Restauração dos Ecossistemas

Iniciativa busca engajar a comunidade escolar na prática da restauração ambiental e conscientização sobre sustentabilidade. – Fotos: Ascom | Seed

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está incentivando a participação de estudantes na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, também conhecida como ‘Concurso Cultural Restaura Natureza’, que está com inscrições abertas até o mês de maio.

A iniciativa busca engajar a comunidade escolar na prática da restauração ambiental e conscientização sobre sustentabilidade, alinhando-se à Década de Restauração de Ecossistemas das Nações Unidas.

Chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seed, Naiva Lima reforça a importância da participação dos estudantes nessa olimpíada.

“Além de contribuir para a formação de uma consciência ambiental, os nossos estudantes têm a oportunidade de aprender de forma interativa e colaborativa. A iniciativa também fortalece o papel da escola como espaço de promoção de hábitos sustentáveis e engajamento cidadão”, disse ela.

Inscrições abertas

As inscrições para a edição 2025 da Restaura Natureza já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 5 de maio, diretamente no site oficial. Para se cadastrar, o estudante precisa informar dados como nome completo, e-mail, ano escolar, Estado, cidade e instituição de ensino.

O professor orientador será convidado a validar a inscrição dos estudantes que desejam participar da fase prática e será responsável por garantir a autorização de uso de imagem e voz dos alunos.

A competição é voltada para estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1ª e 2ª anos do Ensino Médio das escolas estaduais e particulares de Roraima. Professores de todas as áreas também podem participar como orientadores. A olimpíada é promovida pelo WWF-Brasil (Fundo Mundial da Natureza) e pela Associação Quero na Escola, sem fins lucrativos, e tem caráter exclusivamente cultural e recreativo.

Como funciona a Olimpíada?

A Restaura Natureza é composta por duas fases: a Fase Online – de caráter teórico e cultural, realizada de forma individual. Os estudantes precisam se cadastrar no site da Restaura Natureza e criar um usuário. Durante essa fase, eles podem convidar outros participantes, aprofundar conhecimentos sobre restauração de ecossistemas e responder quizzes para acumular pontos.

A Olimpíada também é composta pela fase prática, conhecida como “fase em grupo”, que exige que os participantes realizem uma ação prática relacionada à restauração de ecossistemas e apresentem um Registro de Ação. Para essa etapa, é obrigatória a participação de um professor orientador.

Os grupos podem ser compostos por até cinco estudantes, e a pontuação obtida na Fase Online será somada para a etapa prática. Apenas os alunos que realizarem ambas as fases poderão concorrer à premiação.

Layse Menezes

Veja também

Topo