Estudantes do IFRR na zona oeste se destacam em competições nacional e regional de filosofia

Pedro Enrique e Luan Victor participaram da 1ª oRRfil, que reuniu estudantes de várias escolas para discutir temas filosóficos e desenvolver o pensamento crítico. – Fotos: Divulgação

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) comemorou a conquista dos estudantes Pedro Enrique dos Passos Morais e Luan Victor Ribeiro da Fonseca, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Os jovens participaram recentemente de duas olimpíadas de filosofia – uma em nível estadual e outra em nível nacional –, nas quais foram premiados, destacando-se como representantes do estado e do IFRR.

Luan Victor, menção honrosa, e Pedro Enrique, medalha de ouro na 1ª Olimpíada Roraimense de Filosofia (oRRfil), receberam a premiação na Uerr.

Pedro Enrique e Luan Victor participaram da 1ª Olimpíada Roraimense de Filosofia (oRRfil), que reuniu estudantes de várias escolas para discutir temas filosóficos e desenvolver o pensamento crítico. Pedro foi premiado com medalha de ouro, e Luan recebeu menção honrosa pelo desempenho. A cerimônia de premiação ocorreu na Reitoria da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) na noite desta terça-feira, 29, e contou com a presença de familiares, professores e da comunidade acadêmica.

Além da vitória em âmbito estadual, Pedro foi o único estudante de Roraima classificado para a fase final da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), realizada de 17 a 20 de outubro, em Santa Maria (RS). Na competição, que reuniu estudantes de todo o País, ele conquistou uma menção honrosa, destacando-se por seu compromisso e paixão pela filosofia.

Pedro compartilhou o momento único vivenciado na Onfil. “Foi uma experiência muito enriquecedora por vários fatores, especialmente pela troca de ideias e convivência com outros jovens que compartilham o mesmo amor pela filosofia. Lá, senti que estava no meu ambiente, conversando sobre temas profundos com pessoas de vários estados. Foi gratificante saber que aquilo que estudo por paixão tem, sim, valor e reconhecimento”, relatou. Segundo ele, essa experiência não apenas fortaleceu sua confiança na área, mas também o inspirou a incentivar outros jovens a se interessar pela filosofia.

A professora Regiane Lima, que acompanhou Pedro na fase nacional, descreveu a viagem como um marco.

Professoras Mariana e Regiane Lima na premiação dos estudantes Luan Victor e Pedro Enrique, na UERR

“Foi uma honra participar desse momento ao lado do Pedro, que é um grande amante da filosofia. Ver a felicidade dele ao encontrar estudantes de outras regiões do Brasil, em um ambiente que valorizava o debate filosófico, foi inspirador. A organização do evento preparou uma programação diferenciada, o que proporcionou aos estudantes uma experiência verdadeiramente transformadora”, disse.

Outro destaque foi Luan Victor, aluno do 1º ano do CBVZO, que também participou da premiação da oRRfil acompanhado pela professora Mariana Lima. Para o IFRR, as conquistas de Pedro e Luan refletem o compromisso da instituição com o incentivo ao pensamento crítico e à formação cidadã.

O reconhecimento desses estudantes em competições de alto nível reforça a importância do ensino da filosofia para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, além de reafirmar o papel do IFRR em contribuir para a formação de jovens comprometidos com a reflexão e a ética.

Veja também

Topo