ETSUS-RR promove palestra sobre prevenção da gravidez para alunos do Lobo D’Almada

Atividade teve como foco a redução da incidência da gravidez na adolescência e os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Fotos: Ascom/Sesau

A Secretaria de Saúde, por meio da Escola Técnica do SUS em Roraima, realizou nesta sexta-feira, 9, a segunda ação do projeto que visa fortalecer medidas preventivas e educativas para a comunidade estudantil do Estado. A atividade ocorreu na Escola Estadual Lobo D’Almada.

A primeira ação consistiu na realização de uma palestra para alunos da Escola Estadual São José, localizada no Centro de Boa Vista. A atividade teve como foco a redução da incidência da gravidez na adolescência e os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“Nessa semana que antecede o carnaval, estamos ministrando uma palestra educativa com o tema prevenção da gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, com o objetivo de conscientizar esses jovens dessa responsabilidade”, afirmou a vice-diretora da ETSUS-RR, Neiziane Araújo.

Segundo dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, dos 9.901 partos contabilizados ao longo do ano de 2023, 1.470 foram em pacientes com idade entre 11 e 18 anos.

Tratar a gravidez na adolescência sob uma perspectiva preventiva e de atenção integral proporciona a esse público valores e comportamentos mais autônomos, com decisões mais responsáveis, além da construção de projetos de vida de longo prazo.

Diversos fatores contribuem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre a sexualidade, os direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo.

Além disso, questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, incluindo o uso inadequado de contraceptivos, como métodos de barreira e preservativos.

“Aqui na escola onde estamos, duas adolescentes engravidaram no ano passado. Uma delas já ganhou bebê e está acompanhando as aulas este ano, e a outra ainda está na sua gestação. A gente verifica que levar essa informação possibilita que esses adolescentes enxerguem que eles possuem um futuro promissor”, completou Neiziane, ao ressaltar que outras unidades de ensino serão contempladas pelo projeto.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo