Em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realiza nesta segunda-feira, 31, das 16h às 19h, o evento “Arte como instrumento de conscientização e transformação do racismo estrutural”.
A programação vai ocorrer no auditório do prédio da DPE-RR, localizado na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro. Serão realizadas discussões a partir de falas e intervenções artísticas de mulheres negras e homens negros, especialistas e militantes da pauta étnico-racial, com o objetivo de acabar com a repetição de violências que ocorrem contra pessoas negras por causa da cor e raça.
Conforme a idealizadora do evento, Jeane Xaud, defensora pública e membra da Comissão Étnico Racial da Associação Nacional dos Defensores Públicos, a programação foi preparada com a intenção de conscientizar sobre a importância do fortalecimento dos Direitos Humanos, promoção e defesa dos direitos da mulher, em especial a mulher negra.
“A atividade servirá para desenvolver, a partir da cultura, uma perspectiva integrada dentro das práticas antirracistas nas Defensorias Públicas, ao contribuir para discussão e visibilidade das questões relacionadas a opressões de raça, classe, gênero, idade e deficiência”, destacou a defensora.
Ainda conforme a defensora Jeane Xaud, o evento deve ajudar na criação de medidas e soluções para enfrentar o problema através da Comissão de Direitos Humanos da DPE-RR, pois vai fornecer informações especializadas que beneficiam a população assistida.
O evento é promovido pela DPE-RR em conjunto com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep-RR) e conta com o apoio da Associação dos Defensores Públicos dos Estados de Roraima (ADPER), Instituto Biriba – Capoeira e Arte, grupo Afatabe e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A diretora da Esdep-RR, defensora Lenir Rodrigues, diz que o evento ajuda a compreender a importância de datas que convocam a reconhecer a força, a resiliência e o papel fundamental das mulheres negras em nossa sociedade.
“É também uma oportunidade de reconhecer o papel vital desempenhado pela DPE-RR cujo comprometimento com a justiça social inspira e ilumina nossos corações”, complementou a defensora Lenir.
O defensor público-geral, Oleno Matos, convida a população para prestigiar o ato que será realizado de forma gratuita para a população.
“Estaremos de portas abertas para toda a população. Somos convocados a agir em prol de uma sociedade na qual o respeito, a igualdade e a solidariedade sejam pilares que sustentam nossas relações. Sejamos agentes ativos de mudança, quebrando correntes de desigualdade e construindo pontes que nos unam como seres humanos”, destacou Oleno.