Salsinha, alface, manjericão, tomate-cereja, coentro. Nas paredes, paletes e garrafas pets recicláveis. Nas mãos dos pré-adolescentes do Grupo de Habilidades do Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, da Assembleia Legislativa de Roraima, ferramentas e terra para o início da horta da instituição.
As primeiras mudas e sementes foram plantadas na tarde desta quinta-feira, 27, na sede do Teamarr, localizado no bairro São Francisco, zona Leste da Capital. O grupo, servidores e outros atendidos pelo Centro farão a manutenção do espaço localizado no Quintal Sensorial da instituição.
A presidente do Teamarr, deputada Angela Águida Portella (Progressistas) participou da plantação. Auxiliou os pré-adolescentes a posicionarem as sementes e as mudas, conforme a indicação em cada espaço da horta.
“As profissionais escolheram essa ferramenta maravilhosa, com uma infinidade de recursos para serem exploradas e a gente pode ensinar uma série de atividades para estas crianças e adolescentes sobre alimentação, conservação do meio ambiente, a estação certa para o plantio, tempo, e o cuidado, atenção e responsabilidade”, justificou a parlamentar.
A Ana Maria Souza, de 12 anos, estava agitada com a novidade. Ela fez questão de mostrar aos colegas e equipe de Teamarr a plantação de alface no palete central. “É muito legal, divertido, pelo menos a gente saiu um pouco do celular, pegar na terra, muito legal”, comemorou. Segundo ela, a hortaliça já é presente na alimentação.
Conforme explicação da psicopedagoga Jane Lira, a criação da horta estimula além da alimentação saudável, trabalha o sensorial, a espera, organização e a interação social. “Esse grupo faz diversas atividades e hoje foi o dia do plantio dessa horta. Eles vão acompanhar esse crescimento, mas a ideia é que todos os profissionais participem”, e expandir, complementou, para que outros grupos do Teamarr contribuam no processo de enriquecimento do local.
Localizado na avenida Santos Dumont, 1193, São Francisco, o Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e atende crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
O Centro integra o Programa de Atendimento Comunitário, desenvolvido pelo Poder Legislativo, desde 2021.