A 43ª Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) traz uma novidade que promete mais uma vez revolucionar o setor agropecuário de Roraima: o Hub Roraima Innovation. Situado no Pavilhão do Agronegócio, este espaço é um ambiente dedicado à inovação e ao empreendedorismo, voltados para movimentar a economia.
“O Hub Roraima Innovation foi projetado para conectar os principais agentes do setor, promovendo um ecossistema colaborativo onde ideias inovadoras e soluções tecnológicas podem ganhar vida e fortalecer o agronegócio local”, explicou o coordenador Reginaldo Rubhi.
O ambiente foi desenvolvido pela Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) em conjunto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Faerr (Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima).
Programação
Um dos grandes destaques é o Hackathon Agrotech, uma maratona de 32 horas contínuas na qual seis equipes competem para criar soluções sobre o tema “Monitoramento, Notificação e Alerta de Pragas Quarentenárias”.
“Com prêmios somando mais de R$ 12.000 e tokens para startups vencedoras, o hackathon é organizado pela Seadi em parceria com a Faerr e Fier [Federação das Indústrias do Estado de Roraima], e tem como objetivo promover uma nova geração de soluções tecnológicas para a área”, reforçou Rubhi.
Outro evento central no Hub Roraima Innovation é o Cacau Day, uma programação focada nos produtores do fruto, com palestras, cases de sucesso e o lançamento do Diagnóstico do Cacau e do site do projeto Cacau Amazônia. A iniciativa, organizada pelo Sebrae em parceria com Seadi, Faerr, Dimitra, Seres e Iater, visa fortalecer a produção de cacau no Estado e transferir sua inserção no mercado.
O Agrostart, promovido pela Faerr e Sebrae, traz startups voltadas ao agronegócio, como a Ceres Agrointeligência e a Agrosmart, para apresentar soluções inovadoras a representantes de cooperativas locais, criando oportunidades de networking e possíveis parcerias para a expansão do setor produtivo.
Para despertar o interesse pela inovação desde cedo, o Hub também realiza o Agrotech Kids, um dia de workshops para crianças com atividades como “Código no Campo” e “Agro Bots”, organizado pela Seadi com apoio da Patrulha Eureka e Master Bots.
“O Hub Roraima Innovation reflete o compromisso de Roraima com o desenvolvimento sustentável, conectando tecnologia e agronegócio, também com apoio da AVB, Pigz, Gen Capital, Webfiber, Personal e Caimbé Empreendimentos. O Hub é um espaço estratégico que contribuirá para o futuro do agronegócio e da inovação no Estado”, concluiu Rubhi