A 43ª edição da Expoferr Show (Exposição-feira Agropecuária de Roraima) deu início, nesta quinta-feira, 7, à tradicional prova de Rodeio no evento, que ocorre no Parque de Exposições Dandãezinho. Serão 20 competidores de Roraima e de outros Estados concorrendo na competição este ano e a previsão é que sejam pagos R$ 33 mil em premiações para os vencedores.
A grande novidade da competição é a inclusão da Expoferr como parte da etapa nacional do Rodeio da Festa de Peão de Barretos. Isso significa que o grande vencedor deste ano garante uma vaga para a etapa final do maior Rodeio do Brasil, que ocorre em Barretos (SP) em agosto de 2025. A vaga é resultado da parceria inédita da Expoferr Show com a LNR (Liga Nacional de Rodeios), responsável pela etapa nacional da competição.
Outra grande novidade para o Rodeio deste ano é que os mesmo 20 competidores da categoria individual também concorrerão na categoria de equipes. São quatro formações para a categoria: Lavrado, Monte Roraima, Rio Branco e Tepequém, que terão cinco membros em cada equipe.
O governador Antonio Denarium ressaltou a classificação para Barretos e a competição em grupos como um dos maiores destaques das provas da Expoferr Show, mostrando que o evento tem ganhado cada vez mais prestigio junto à grandes expoentes das competições esportivas, além do próprio público.
“É uma honra podermos trazer essas duas grandes novidades e, principalmente, ser o lugar onde será conhecido um dos finalistas do Rodeio de Barretos. Isso mostra o alcance que a Expoferr Show vem alcançando, repercussão e respeito gigantesco, mostrando a potência que nosso Estado e a região Norte possuem”, destacou.
O diretor geral de provas da Expoferr Show 2024, Maycon Rodrigues, ressaltou que as provas realizadas na Expoferr tem ganhado maior importância a cada esse edição do evento, com destaque ao Rodeio.
“Todos os peões, jovens e de carreira que concorrem por Roraima e por outros Estados, sempre esperam essa data e a Expoferr Show é a principal prova de rodeio daqui, assim como também é a principal plataforma de provas equestres, como a Corrida de Cavalo e a Vaquejada. Tudo isso se caracteriza como uma das principais etapas do ano. Então todo mundo se prepara, todo mundo espera e esse ano vai ser mais um sucesso”, disse.
Peões falam da oportunidade de concorrerem à vaga no Rodeio de Barretos
A emoção vai tomar conta e aflorar os sentimentos dos 20 peões que competirão na Arena do Rodeio pelo grande prêmio. A pressão aumenta ainda mais quando o que está na mesa é uma vaga para a etapa final do rodeio da Festa de Peão de Barretos, um grande sonho na vida de qualquer peão.
Campeão do Rodeio da Expoferr Show 2023, Gustavo Santos, de 25 anos, volta ao evento para defender seu título, agora montado no boi Rasga Tanga. Representando o município de Ariquemes (RO), o peão tem uma história com o Rodeio desde criança. Inspirado pelo mundo rural e pela família, o competidor tem um objetivo claro: ganhar o grande prêmio e garantir a vaga para Barretos.
“O Rodeio de Barretos é um sonho que todo peão tem. Esse é um dos maiores rodeios do mundo, como muita gente fala. Então é um sonho da gente poder pisar lá, representar bem a nossa cidade. Tenho certeza que Deus vai preparar um bom animal e a gente vai fazer nosso trabalho. Se Deus quiser, vamos para Barretos”, disse o atual campeão.
Quem também veio para competir no Rodeio da Expoferr Show 2024 é o amazonense Victor Soares, de 20 anos. Competindo pelo município de Humaitá e montando o boi Ventania, o peão, que também foi campeão do Rodeio em 2022, participa pelo terceiro ano seguido do torneio.
Assim como o atual campeão do Rodeio do evento, a relação de Soares com a modalidade vem desde quando era mais novo, quando foi desafiado a montar pela primeira vez. O peão afirma que é sempre uma emoção diferente ao representar sua cidade no Rodeio da feira.
“Esse Rodeio da Expoferr abre as portas para nós. A gente se faz campeão aqui e eu acho que é sonho de qualquer peão do interior do Brasil ir pra Barretos, né? Estamos em busca disso. Nós viemos para buscar, nós viemos montando bem e está entregue nas mãos de Deus. Se for da vontade dele, nós vamos lá representar a nossa Amazônia em Barretos”, declarou.